Um festival para se reinventar em 2019

Parque municipal de Vitória recebe o Reinventa, evento com atividades em favor da sustentabilidade

Nada indica que 2019 vai ser um ano fácil para os sonhadores e libertários. É preciso começar com pés no chão, cabeça no lugar, bateria recarregada e um bocado de criatividade na manga. Como fazer? Algumas chaves podem estar no Festival Reinventa, que acontece no próximo domingo (13), de 10h às 19h no Parque Municipal Pianista Manolo Cabral, localizado entre a Praia do Canto e o Barro Vermelho, em Vitória.

Com uma série de oficinas, atividades culturais e um mercadinho de produtos sustentáveis (veja a programação ao final da matéria), o evento propõe um novo olhar em relação ao meio ambiente, diante da crise ecológica global. "De acordo com um relatório da ONU de 2018, temos apenas 12 anos para tentar frear o aquecimento global e os efeitos desastrosos que afetarão a todos nós. O que sentimos é que ainda falta muita informação sobre essas questões, a que uma grande parte da população não tem acesso. Precisamos falar sobre isso urgentemente", diz o chamado do evento.

Rever as próprias atitudes e transformá-las pode ser um bom começo. Assim, o evento trabalha com três eixos: Respire, com momentos de autoconhecimento em busca de melhor relação com o todo; Reveja, que busca estimular um novo olhar sobre atitudes cotidianas em prol da preservação; e Realize, onde se mostra que é possível e viável realizar coisas concretas no dia a dia para melhorar a relação com o meio ambiente.

Entre os temas que estarão presentes no Festival estão redução do lixo, consumo consciente, sustentabilidade, alimentação saudável, crítica ao uso excessivo de embalagens e alternativas para sermos responsáveis diante de nosso entorno.

Haverá oficinas e bate-papos sobre horta comunitária, fermentação natural, biocosméticos, pigmentação natural, física quântica e empreendedorismo, coletor menstrual, prática de yoga, flash tattoo e dinâmica sobre astrologia. Poesias, ilustrações, objetos de madeira reflorestada, comida vegana e outros produtos e serviços também fazem parte do evento.

Idealizada por Aparecida Torrecillas e Ana Carolina Tardin Coura, a atividade é organizada pela Invento - Escola Imaginária para Ideias Reais, projeto que busca construir uma educação libertadora, sem hierarquias, salas de aula, professores nem alunos.  Assim, a imaginação é a chave para a transformação, por meio de um processo de aprendizagem constante a partir do encontro de saberes diversos. "Para a Invento, não há idade para se começar, nem para finalizar. Não há saber mais ou menos importante. Somos todos fonte inesgotável de saberes intrínsecos, inerentes a nossa condição de seres humanos. Nosso papel é mostrar como é importante trocar e somar esses saberes por meio da colaboração, da solidariedade, da inclusão, da descentralização, da risada, do afeto", explica a apresentação do projeto.

AGENDA CULTURAL

Festival Reinventa

Quando: Domingo, 13 de janeiro, de 10h às 19h.

Onde: Parque Municipal Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso) - entradas pela Rua Dr. Guilherme Serrano (Barro Vermelho) ou Chapot Presvot (Praia do Canto).

PROGRAMAÇÃO

REALIZE
Objetos Torino (madeira de reflorestamento e reutilizada)
Joias Margaridas Bellas (resina e materiais da natureza)
IncensAR cerâmicas - Cida Ramaldes
Raízes Astrais Biocosméticos 
Organeba – Produtos veganos e ecológicos
Atipicaloja – calçados veganos
Plant.vix camisetas (parte do lucro para a causa animal)

REVEJA 
“Alma” - Fabíola Moulin (pintura com materiais da natureza)
“Isasemrumo”  - Isabella Lorenzi (poesias e ilustrações)

Gastronomia consciente
Lígia Sancio Culinária Natural 
Davegan Alimentos 
Pães de fermentação natural Adelina Amorim
VegMood Culinária Vegana
Natú Cozinha
Maya - culinária vegana

Música
Matheus Nascimento

RESPIRE
10h - Caminhos pra criar uma horta comunitária (com visita guiada à Horta Paraíso) 
11h - Oficina “Fermentação Natural e uma vida sem conservantes” – Ligia Sancio e Adelina Amorim (como preparar levain e sauerkraut)
13h30 - Bate-papo e mini oficina de BioCosméticos Naturais - Raízes Astrais
14h30  - Ateliê NOMADA convida: Vivência de Pigmentação natural - Karen Valentim
15h30  - Bate-papo “Física Quântica e Empreendedorismo” - Hellen Dalla
16h30  - Bate-papo sobre coletor menstrual - Karine Hermanny
17h - Prática de Yoga - Karine Hermanny
18h – Dinâmica “Astrologia: um exercício milenar de autoconhecimento” – Maristela Coelho
DIA TODO - Flash tatoo com temas da natureza - Margaridas Bellas

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.