Sexta, 19 Abril 2024

Uma viagem pitoresca pelo Espírito Santo em imagens e palavras

Uma viagem pitoresca pelo Espírito Santo em imagens e palavras

Fotos: Gabriel Lordello


Quase 300 fotografias fazem parte do livro Expedição Capixaba – Uma Viagem Pitoresca e Fotográfica pelo Espírito Santo, que permite uma bela viagem em imagens pelo Estado, a partir do trabalho conjunto dos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, contando com textos de Tarcísio Bahia, em português e inglês.


São 264 páginas e 10 capítulos dividindo a obra por temas: Povos; Vilas e Cidades; Arquitetura; Mar, Rios, Baías, Cachoeiras e Lagoas; Matas e Montanhas; Gastronomia; Trabalho; Arte & Cultura; Fé; e Esporte. A maior parte das imagens é fruto dos arquivos construídos ao longo de anos pelo olhar fotográfico de Tadeu e Gabriel, que por diversas vezes se embrenharam para lugares belos e interessantes, mas muitas vezes poucos conhecidos pelos próprios capixabas.



A inspiração do projeto, sugerido por Tarcísio há quatro anos, veio das viagens de expedicionários estrangeiros como Auguste Saint-Hilaire e Victor Frond, que se aventuraram séculos atrás em percorrer o território do Espírito Santo e registrar em textos, pinturas ou fotografias sua cultura, povos, paisagens e morfologia. Era preciso contar ao mundo sobre esse pedaço de terra com tantas belezas e particularidades.


O desafio, então, é mostrar esse Espírito Santo em pleno século 21, buscando representá-lo em sua diversidade, uma de suas marcas principais. Desde o mais evidenciado como o Convento da Penha, a Pedra Azul, a moqueca capixaba, o congo, até outras menos conhecidas, de pequenos povoados, dos jongos, dos quilombos e aldeias indígenas.


Cada capítulo possui também subtemas, explorados pro Tarcísio Bahia como verbetes, que ajudam a entender o Estado para além das imagens, com informações históricas, sociais e culturais que contextualizam o Espírito Santo. 



Ao contrário do expedicionários de séculos atrás, a viagem dos autores foi feita aos poucos, em doses homeopáticas. A trabalho, nas folgas, nas férias, Gabriel, Tadeu e Tarcísio percorreram mais de uma vez todos os municípios do Espírito Santo. O livro é um olhar possível, ainda que limitado sobre o Estado. Eles mesmos tinham muitos mais fotos e informações, que quem sabem podem ficar para uma segunda edição, revista e ampliada, sugere Gabriel Lordello.


A apresentação de Expedição Capixaba – Uma Viagem Pitoresca e Fotográfica pelo Espírito Santo, é feita pelo poeta e historiadora Fernando Achiamé. O projeto é da agência Mosaico Imagem e a edição e lançamento são fruto de uma parceria das capixabas editoras Cousa e Maré.



O lançamento será na próxima terça-feira (3), às 19h, num espaço lounge montado no segundo piso do Shopping Vitória, próximo à loja Riachuelo. O valor do livro deve ser de R$ 150. Estará à venda posteriormente na Mosaico Fotogaleria (Mata da Praia) na loja Artesanato Capixaba (Shopping Vitória), Editora Cousa e Trapiche Gamão (Centro de Vitória) e Jalan Jalan (Praia do Canto)


AGENDA CULTURAL


Lançamento do livro “Expedição Capixaba - uma viagem pitoresca e fotográfica pelo Espírito Santo”


Quando: terça-feira, 3 de dezembro, 19h


Onde: 2º piso do Shopping Vitória, próximo à Riachuelo.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/