Uma viagem pitoresca pelo Espírito Santo em imagens e palavras

Produção coletiva com 300 fotografias, livro 'Expedição Capixaba' será lançado na próxima terça-feira

Fotos: Gabriel Lordello

Quase 300 fotografias fazem parte do livro Expedição Capixaba – Uma Viagem Pitoresca e Fotográfica pelo Espírito Santo, que permite uma bela viagem em imagens pelo Estado, a partir do trabalho conjunto dos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, contando com textos de Tarcísio Bahia, em português e inglês.

São 264 páginas e 10 capítulos dividindo a obra por temas: Povos; Vilas e Cidades; Arquitetura; Mar, Rios, Baías, Cachoeiras e Lagoas; Matas e Montanhas; Gastronomia; Trabalho; Arte & Cultura; Fé; e Esporte. A maior parte das imagens é fruto dos arquivos construídos ao longo de anos pelo olhar fotográfico de Tadeu e Gabriel, que por diversas vezes se embrenharam para lugares belos e interessantes, mas muitas vezes poucos conhecidos pelos próprios capixabas.

A inspiração do projeto, sugerido por Tarcísio há quatro anos, veio das viagens de expedicionários estrangeiros como Auguste Saint-Hilaire e Victor Frond, que se aventuraram séculos atrás em percorrer o território do Espírito Santo e registrar em textos, pinturas ou fotografias sua cultura, povos, paisagens e morfologia. Era preciso contar ao mundo sobre esse pedaço de terra com tantas belezas e particularidades.

O desafio, então, é mostrar esse Espírito Santo em pleno século 21, buscando representá-lo em sua diversidade, uma de suas marcas principais. Desde o mais evidenciado como o Convento da Penha, a Pedra Azul, a moqueca capixaba, o congo, até outras menos conhecidas, de pequenos povoados, dos jongos, dos quilombos e aldeias indígenas.

Cada capítulo possui também subtemas, explorados pro Tarcísio Bahia como verbetes, que ajudam a entender o Estado para além das imagens, com informações históricas, sociais e culturais que contextualizam o Espírito Santo. 

Ao contrário do expedicionários de séculos atrás, a viagem dos autores foi feita aos poucos, em doses homeopáticas. A trabalho, nas folgas, nas férias, Gabriel, Tadeu e Tarcísio percorreram mais de uma vez todos os municípios do Espírito Santo. O livro é um olhar possível, ainda que limitado sobre o Estado. Eles mesmos tinham muitos mais fotos e informações, que quem sabem podem ficar para uma segunda edição, revista e ampliada, sugere Gabriel Lordello.

A apresentação de Expedição Capixaba – Uma Viagem Pitoresca e Fotográfica pelo Espírito Santo, é feita pelo poeta e historiadora Fernando Achiamé. O projeto é da agência Mosaico Imagem e a edição e lançamento são fruto de uma parceria das capixabas editoras Cousa e Maré.

O lançamento será na próxima terça-feira (3), às 19h, num espaço lounge montado no segundo piso do Shopping Vitória, próximo à loja Riachuelo. O valor do livro deve ser de R$ 150. Estará à venda posteriormente na Mosaico Fotogaleria (Mata da Praia) na loja Artesanato Capixaba (Shopping Vitória), Editora Cousa e Trapiche Gamão (Centro de Vitória) e Jalan Jalan (Praia do Canto)

AGENDA CULTURAL

Lançamento do livro “Expedição Capixaba - uma viagem pitoresca e fotográfica pelo Espírito Santo”

Quando: terça-feira, 3 de dezembro, 19h

Onde: 2º piso do Shopping Vitória, próximo à Riachuelo.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

O 'rock psicolésbico' cafona de Roberta de Razão

Formada na escola hardcore e punk vilavelhense, Lorena Bonna abraça brega e sofrência em novo projeto

Cineclubes realizam exibição gratuita de Bacurau em Vitória

Na coluna: reforma de edifícios históricos na Prainha, festival de música em Itaoca, Oses contrata músicos

Aldeia Temática de Aracruz lança Plano de Visitação para etnoturismo

Espaço recebe visitantes que queiram conhecer cultura indígena e a Mata Atlântica no Espírito Santo

Coco, afoxé, maracatu e congo no Mucane

Debate, oficinas e apresentações musicais marcam aniversário dos grupos Arakorin e Maracatu Santa Maria