Único Pronto-socorro 24 de Aracruz restringe atendimento ao público

Prefeitura da Aracruz não havia renovado contrato para 2019 até esta quarta-feira (2)

O Hospital São Camilo, localizado na cidade de Aracruz, no Norte do Estado, divulgou uma nota informando que estava mantendo, desde a zero hora do dia 1º de janeiro deste ano, apenas os atendimentos de extrema urgência e gravidade realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto-Atendimento da unidade. 

O motivo: a Prefeitura de Aracruz, até então, não havia renovado o contrato para repasse dos recursos públicos necessários para a prestação do serviço. 

A Prefeitura de Aracruz não possui um Pronto-Atendimento municipal cem por cento público; por esse motivo, é preciso contratar o serviço do hospital particular. Segundo a nota do Hospital São Camilo: “desde a zero hora do dia primeiro de janeiro, a Prefeitura de Aracruz encerrou o contrato de serviços médicos do Pronto-Socorro do SUS, que até então eram realizados no hospital. Graças ao esforço de milhares de voluntários que abraçaram o hospital, serão mantidos pelo menos os atendimentos de extrema urgência e gravidade”. 

Um conselheira de saúde de Aracruz que preferiu não ser identificada disse que na última reunião da entidade em 2018, o Conselho Municipal de Aracruz já havia alertado a Prefeitura de Aracruz sobre a necessidade de renovação do contrato para que a população não ficasse desassistida. Dessa forma, foi surpreendida com a nota do Hospital São Camilo. 

Por meio de notícia em seu site oficial, a Prefeitura, na tarde desta quarta-feira (2), informou que renovou o contrato por mais dois anos com o hospital, mas ainda negocia o contrato para o atendimento de urgência e emergência. Segundo o texto: “A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, renovou por mais dois anos o contrato com a Fundação Hospital e Maternidade São Camilo. Ele foi assinado no dia 1º de janeiro de 2019, no valor de R$ 12,7 milhões por ano. Este novo contrato de fomento estabelece um novo relacionamento com a fundação. Segundo a SEMSA, o hospital, com apoio da Associação Vidas, vem aprimorando seu processo de gestão, dando mais celeridade aos atendimentos em saúde. Como forma de contribuir com essa nova parceria, o Pronto Atendimento (PA) da Unidade de Saúde do Vila Rica estará em funcionamento 24h por dia”.
 
E continua: “Já o contrato com o Pronto-Socorro está em negociação com o hospital, cuja proposta da SEMSA inclui um Contrato de Fomento, conforme a Lei 13.019, no valor de 5,7 milhões, para melhorias das condições físicas de atendimento. Se o cidadão estiver passando mal ou perceber determinados sintomas, deverá procurar a UBS do Vila Rica, que estará aberta 24h, inclusive durante feriados e finais de semana. Esse contrato com o hospital garante que todos os cidadãos possam ser atendidos em cirurgias seletivas, das mais diversas especialidades, como obstetrícia, internações hospitalares e oftalmologia, e exames de mamografia, serviços de ultrasonografia e tomografia,” explicou na notícia a secretária de saúde de Aracruz, Clenir Avanza.
 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Aracruz consegue liminar para coibir protestos contra transporte

Nesta quinta, será realizada nova reunião entre a gestão de Jones Cavaglieri e o Nossa Aracruz