Quinta, 25 Abril 2024

Veja quem ganhou o Desafio Intermodal entre Vitória e Vila Velha

Veja quem ganhou o Desafio Intermodal entre Vitória e Vila Velha

Como parte da Semana de Mobilidade, foi realizado na última sexta-feira (20), pela segunda vez na Grande Vitória, um Desafio Intermodal, que reúne diferentes meios de transporte para chamar atenção das condições do trânsito e mobilidade urbana. O trajeto escolhido nesta edição foi da Praça do Cauê, em Vitória, até a Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, com saída marcada às 18h, justamente no horário de pico.


Participaram do desafio motoristas de carro e moto, três ciclistas e um caminhante a pé. Os participantes em bicicleta fizeram trajetos diferentes: pelas Cinco Pontes (única das três pontes que ligam as cidade que permite fluxo bicicletas), pelo GV Bus (ônibus que leva bicicletas pela Terceira Ponte) e pelas balsas que cruzam por água de um município a outro.


No fim do trajeto, o primeiro a chegar foi a moto e o carro, que fizeram trajeto pela Terceira Ponte em 14 e 27 minutos, respectivamente. A bicicleta que foi pela balsa – e teve que esperar por 5 minutos pelo pedestre que também foi por ela - chegou em 32 minutos. O pedestre completou o percurso em 43, mais rápido do que a bicicleta que foi pela Cinco Pontes (43 minutos), que enfrentou o trânsito ruim no Centro devido a um incêndio na Vila Rubim no mesmo dia, e pela bicicleta que usou o serviço de ônibus GV Bus (53 minutos), pelo qual teve que esperar por conta do atraso em razão do trânsito.


A finalidade da atividades era poder comparar o tempo e as dificuldades de deslocamento durante o trajeto, entre os modais, avaliando a integração e a qualidade da infraestrutura urbana, por isso foi escolhido um trajeto e horário de bastante fluxo.



“A Terceira Ponte é um ícone da luta pela mobilidade urbana, considerando a demanda crescente, seu aporte de veículos muito superior às outras duas opções, e sucessivos congestionamentos, a cada ano mais intensos. Este cenário só reforça a necessidade da plurimodalidade e da melhoria da conectividade intermodal, propiciando melhor distribuição desses fluxos”, diz o relatório do Coletivo Pedalamente, que organizou a atividade.


Em agosto deste ano, o Governo do Estado anunciou o projeto de obras para ampliação da Terceira Ponte, com inclusão de acesso para ciclistas e pedestres. O prazo inicial é de três anos para conclusão das obras.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/