Sexta, 29 Março 2024

Vera Fischer será a homenageada do Festival de Cinema de Vitória em 2019

Vera Fischer será a homenageada do Festival de Cinema de Vitória em 2019

Vera Fischer homenageada em Vitória


O 26ºFestival de Cinema de Vitória vai homenagear este ano a atriz Vera Fischer. No currículo, a artista catarinense possui 22 filmes, 23 novelas, 12 peças de teatro e mais de 10 séries e programas especiais para TV. A homenagem será feita no dia 26 de setembro no Sesc Glória, dentro da programação do festival.


Espaços culturais na busca por reconhecimento


Na quarta-feira (10), o Coletivo de Espaços Independentes, que reúne centros culturais não-governamentais da Grande Vitória, se reuniu com equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. Estiveram presentes representantes de 11 espaços de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Do lado da Secult, o secretário Fabricio Noronha, a subsecretária de Políticas Culturais Carolina Ruas e o gerente de Espaços e Articulação Cultural Vinicius Fabio. A Secult se comprometeu a buscar formas de reconhecimento oficial desses espaços e abriu diálogo sobre as possibilidades de contribuir para o fomento destes espaços, que entregaram uma carta assinada por 15 deles.


Jazz em homenagem ao mestre


Está marcado para os dias 18 e 19 de outubro na Mata da Praia, Vitória, a primeira edição do Marrien Calixte Jazz Music Festival, com entrada franca e tendo como atração confirmada Hermeto Pascoal & Grupo.. Carioca de nascimento mas vindo para o Espírito Santo ainda criança, Marrien Calixte foi escritor, jornalista, e produtor cultural, tendo como especialidade o jazz, tendo ficado no ar por mais de 50 anos com o programa “O Som do Jazz”. Homenagem merecida.


Museu dos Monstros na Serra


Depois de estrear no set de filmagens em Guarapari, o Museu dos Monstros deu início a sua temporada itinerante. Criado pelo diretor de cinema Rodrigo Aragão e pela Fábulas Negras Produções, o projeto está animando as férias de julho no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Além de conhecer de perto os monstros usados em produções de filmes de terror, também há oficina de maquiagem de monstros nas quintas e sextas-feiras à tarde. Rodrigo apresenta alguns dos personagens do museu em seu  canal no YouTube


Cinema na "guerrilha"


Foi sem recursos financeiros mas com muita disposição que foram feitas as gravações do curta-metragem Live, primeira produção do Coletivo Damballa, que busca fomentar o cinema negro no Espírito Santo. Com roteiro e direção de Adriano Monteiro, foram dois dias de filmagens na Casa da Barão, espaço cultural no Centro de Vitória.


"Respeita as 'Maria Bonita'"


Neste sábado (13) é dada a largada para a temporada de "rastapé" com o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, que se estende até o outro sábado (20). Algumas mulheres forrozeiras estão levando na mala bottons da campanha Forró Sem Assédio, que reforça: não é não. "Convite à dança não é um convite ao abuso", diz um dos cartazes do movimento. Nem o forró, nem em nenhum lugar.  


Literatura capixaba nas escolas


Nesta semana, escritores do Espírito Santo se reuniram com o secretário de estado da Educação, Vitor de Ângelo. A pauta é o pedido de retomada da compra de livros de autores capixabas para as escolas públicas do estado. No último ano do primeiro governo Casagrande (PSB) foi feito um edital que contemplou 50 autores de distintos gêneros. Depois o projeto não seguiu. Apesar de o secretário não ter se comprometido explicitamente, alguns saíram animados do encontro. No ano passado, outro edital selecionou 20 livros infantis de escritores locais. 


Anchieta: berço do teatro brasileiro


O deputado federal Ted Conti (PSB) está tramitando na Câmara projeto de lei que busca reconhecer o município de Anchieta como Cidade Berço do Teatro no Brasil. Isso porque foi lá que o padre José de Anchieta, hoje santo, escreveu e encenou as primeiras peças teatrais do País, junto aos indígenas. Um dos apoiadores da campanha é o Grupo de Teatro Rerigtiba, que traz o nome da vila antes de mudar para Anchieta em homenagem ao agora santo católico. No próximo dia 23, o grupo completa nada menos do que 26 anos de existência. Grande trunfo para qualquer grupo, ainda mais no interior.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/