Vereador cria ‘Calendário do Desconfiômetro’ para cobrar obras em Cariacica

Depois de unidade de saúde de Cariacica-Sede, é denunciado abandono de centro histórico 

O Centro Histórico Eduartino Silva, localizado em Cariacica-Sede, está há 1017 dias à espera da restauração e reforma. Essa é a conta do vereador do município Professor Elinho, do PV, que criou o “Calendário do Desconfiômetro” para denunciar o descaso da Prefeitura do Município com prédio públicos que já foram alvo de pedido de reforma e reparação. 

No caso do Centro Histórico, de acordo com o vereador, foram destinadas duas solicitações para reforma urgente do espaço, onde funcionou a primeira sede dos Poderes Executivo e Legislativo de Cariacica: o Requerimento nº. 049/2017, protocolado em 27/03/2017; e a Indicação nº. 762/2017, apresentada em 11/04/2017; ambos produzidos no primeiro ano do mandato do vereador. 

“Além disso, também destinamos uma emenda parlamentar no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para realizar o restauro da calha existente no local. Diante da omissão do Poder Público Municipal em atender a essas solicitações, foi protocolado, nesta semana, mais um ofício, por meio do qual mais uma vez pedimos a intervenção neste prédio público que faz parte do rol de edificações históricas da cidade”, explicou Professor Elinho. 

A partir deste ano 2019, uma vez por semana, o vereador resolveu denunciar uma obra ou  serviço que é reivindicação importante para a cidade ou região e que não é atendida. “Tem muito conteúdo para o ano inteiro, infelizmente, pois o município está abandonado pela municipalidade”.
 
Unidade de Saúde
O primeiro prédio motivo de denúncia do projeto foi a unidade de saúde de Cariacica-Sede. Alvo de constantes arrombamentos ao longo do ano de 2018 – sendo três deles em apenas uma semana, no mês de dezembro – a unidade sofre com o total descaso e abandono da atual Administração Municipal. Segundo o “Calendário do Desconfiômetro”, o pedido de reforma foi protocolado há mais de 700 dias. 

Essa não são as únicas denúncias de questões relacionadas à gestão da saúde pública no município de Cariacica. O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho (PPS), e a secretária municipal de Saúde, Elizabeth Pinheiro de Albuquerque, foram denunciados por omissão de socorro a crianças que procuraram o Pronto Atendimento do Trevo de Alto Laje no dia 15 de dezembro de 2018. A unidade permaneceu fechada durante todo o dia e noite, com um aviso afixado durante madrugada. A denúncia foi feita ao chefe da Promotoria de Justiça Cível de Cariacica, em nome do promotor Luiz Flávio Valentim. 

Debaixo de um calor de 40 graus, mães, pais e responsáveis pelos menores ficaram aguardando por horas para que o PA do Trevo abrisse suas portas, mas a orientação era que procurassem unidades em Vitória ou Vila Velha. Um aviso foi anexado na madrugada de sábado em que os responsáveis pela gerência da unidade informavam que "excepcionalmente, não havia expediente" no sábado (15/12/2018) nem durante o dia e nem durante a noite, e que o atendimento seria normalizado no domingo.  

Foi a segunda vez no ano de 2018 em que o PA do Trevo, que deve obrigatoriamente prestar atendimento à população por 24 horas, amanhece de portas fechadas. A primeira foi no dia 11 de agosto. Na ocasião, o vereador também denunciou o fato ao Ministério Público do Estado (MPES) e ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, César Lucas (PV). 

PA em processo de terceirização
O PA do Trevo de Alto Laje segue em processo de terceirização e há denúncias recentes de “cartas marcadas” no processo licitatório conduzido pela gestão do prefeito Juninho (PPS) para entrega da unidade a uma Organização Social (OS).
 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
1 Comentários
Matérias Relacionadas

Vereador de Cariacica cobra reforma da Unidade de Saúde de Cariacica-Sede

Alvo de constantes arrombamentos, um pedido de reforma foi protocolado em janeiro de 2017

Vereador denuncia prefeito de Cariacica por omissão de socorro a crianças

Além de Juninho, secretária também é responsabilizada: PA do Trevo de Alto Laje ficou fechado no sábado

Palanque independente

Bastidores políticos apontam para César Lucas, mas o PV tem outro candidato em Cariacica: Professor Elinho

Vereador recebe denúncias de 'cartas marcadas' na terceirização do PA do Trevo

Professor Elinho (PV) tem enviado as denúncias de irregularidades aos órgãos competentes