Sábado, 20 Abril 2024

Vila Velha abre novo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Outras Drogas

Vila Velha abre novo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Outras Drogas

A Prefeitura de Vila Velha inaugurou um novo Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha Álcool e Outras Drogas (CAPS AD). A unidade oferece acolhimento e tratamento para pessoas acima de 18 anos que são dependentes de drogas lícitas ou ilícitas, além de também prestar assistência a seus familiares, com atendimento por meio de uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, médicos clínicos e psiquiatras, enfermeiros, dentre outros.


O CAPS/AD é um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício. Inclusive, a participação familiar e comunitária é primordial durante o tratamento.


Com um saldo de atendimento de mais de 32 mil pacientes nos últimos três anos, o CAPS/AD está funcionando em novas instalações, na Rua Presidente Lima, nº 175, Centro. 


A inauguração da nova estrutura do CAPS AD é uma forma de ampliar a capacidade de atendimento para aqueles que necessitam desse serviço e também de fortalecer o cuidado com a população, que hoje conta com três Centros de Atenção Psicossocial implantados na atual gestão.


“Com a entrega da nova instalação do CAPS AD, estamos consolidando a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial em Vila Velha com o CAPS II, em Novo México, que atende pessoas com transtornos graves e persistentes, e o CAPS Infantojuvenil, em Itapuã, que acolhe crianças e adolescentes com algum comprometimento psíquico como autismo, psicoses, neuroses graves”, assinalou o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Junior.


Ao lembrar que o CAPS AD foi o primeiro passo na saúde mental de Vila Velha, ainda em 2005, Jarbas de Assis acrescentou que mais uma unidade será inaugurada no segundo semestre de 2020. Trata-se do CAPS Infantojuvenil, em Jabaeté, obra que foi paralisada em gestões anteriores, mas está sendo retomada.


Dignidade


A representante da Defensoria Pública de Vila Velha, Geana Silva, elogiou o investimento da Prefeitura na área de saúde mental. “O CAPS AD precisava ser revitalizado para dar mais respeito e dignidade aos seus usuários e estou muito feliz pela administração reconhecer esta necessidade e cumprir com seu papel com uma política de saúde pública consistente”, enfatizou.


“Estamos vencendo mais um desafio na entrega desse serviço de forma humanizada e carinhosa, conforme está preconizado pelo Sistema Único de Saúde. Quando se concretiza o Plano Municipal de Saúde está ajudando o SUS a sair do papel e isso é muito gratificante para todos nós”, acrescentou a subsecretária de Atenção Especializada, Gleide Caroni.

 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/