Sábado, 20 Abril 2024

Vila Velha terá Festival de Cultura Afro

Vila Velha terá Festival de Cultura Afro

Cinema, música, performance, oficina, exposições, desfiles e gastronomia fazem parte da programação do I Festival de Cultura Afro em Vila Velha, "ResistÊncia e tradição". As atividades acontecem no próximo sábado (17), de 10h às 21h, na Colônia de Pesca Z-2, localizada na Praia de Itapuã, em Vila Velha. Todas as atividades são gratuitas.


“O evento é alusivo ao 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares”, explica Zumbah Zulu (foto abaixo/à direita), um dos organizadores do evento, coordenado pela ONG Afrotalentos, o coletivo Produção Crioula e a Colônia de Pesca Z-2.



Durante o festival haverá feira de expositores com produtos de gastronomia, artesanato e arte decoração. Entre as oficinas, atividades voltadas para cultura tradicional e valorização da beleza negra.


"Para nós, o Festival traz não só atrações culturais, mas um espaço de reflexão, troca de saberes e resgate da memória do patrimônio cultural do povo negro, em suas artes e seu pensamento", diz Xis Makeda (foto acima/ à esquerda), também organizadora.


"Nessa primeira edição em Vila Velha, pretendemos levar o diálogo da tolerância racial entre os povos, trazendo para o centro da discussão a riqueza da cultura e da tradição negra”.


 


Quem comparecer poderá aprender um pouco de percussão, do jogo de capoeira, experimentar como fazer as bonecas abayomi, tradição africana feita com tecido, experimentar técnicas de penteado afro, corte de cabelo masculino e turbante. Também haverá espaço infantil com oficina de desenho livre e exibição de filmes. 


Os interessados na oficina de turbante deverão levar seus tecidos, cangas, lenços ou retalho de tecido grande. Já na oficina de  boneca abayomi, é preciso levar tesouras sem ponta.


Entre as atrações nas intervenções culturais estarão o rap, com Alex Emissário, Rodrigo DS e Zumbah Zulu, e o break com o b-boy Vam Halem, além de performance de Xis Makeda. 


Outro destaque são os desfiles. "A noite do festival terá o colorido do nosso desfile de Beleza Negra, onde convidamos as participantes a trazerem pra passarela a beleza do 'ser negro' além dos padrões comerciais e midiáticos, mas com o olhar voltado para os conceitos culturais que representa esse corpo negro e sua história", explica Xis.




AGENDA CULTURAL


Festival de Cultura Afro em Vila Velha

Quando: Sábado (17/11), 10h às 21h

Onde:  Colônia de Pesca Z-2


PROGRAMAÇÃO




9h – Credenciamento

10 h – Abertura

10h20h – Feira de expositores (gastronomia, artesanato e arte decoração) - Oficinas: Capoeira / Bonecas Abayomi: bonecas de tecido africano/Corte de cabelo masculino/ Espaço infantil desenho livre - Cine

11h40 – Intervenção cultural

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Intervenção cultural

14h – Cine - Oficinas: Penteado afro / turbante /percussão

16h20 – Intervenção cultural

18h20 - Desfile afro infantil

20h – Desfile adulto

21h30 – Apuração

21h50 – Resultado do desfile

22h - Encerramento.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/