Sexta, 19 Abril 2024

Vitória receberá edição de verão do projeto "Giro Rua"

Vitória receberá edição de verão do projeto "Giro Rua"

Surgido há pouco mais de um ano para movimentar a ciclocultura em Belo Horizonte, o projeto Giro Rua realiza, no dia 4 de janeiro, sua primeira edição fora de Minas Gerais, que será em Vitória, com concentração às 19h em Bairro República. Ciclistas mineiros, capixabas e quem mais quiser se juntar, vão fazer um passeio por pontos icônicos na cidade e discutir questões relativas à mobilidade urbana.


O caminho noturno vai terminar com uma confraternização na Praia do Canto, com um percurso construído com apoio de grupos locais como o Coletivo Pedalamente e o Bike Fixa Capixaba. "A essência do Giro Rua é um passeio de bike, sempre. Nunca nada muito puxado, e que quando é mais longo, avisamos pras pessoas irem preparadas e tal. Mas a ideia é encorajar todo mundo a ter a experiência de pedalar como meio de locomoção", diz João Pedro Fonseca Achkar, um dos idealizadores do projeto que acontece semanalmente e em um ano de existência percorreu mais de 700 km pelas ruas da região metropolitana de Belo Horizonte.



Foto: Divulgação


O passeio é informal, não convencional, diferente da maioria dos que se acompanha com grupos de ciclistas equipados com seus uniformes com roupas de lycra, sapatilhas, capacete e outros aparatos. "Não é por esporte. É por lazer, diversão e ocupação do espaço que nos é de direito. É pra mostrar as possibilidades da bicicleta na cidade, e como precisamos de pensar mais sobre ciclomobilidade em nossas cidades", comenta.


A ideia é mostrar que a bicicleta é uma alternativa de fato para ir ao trabalho à faculdade ou outros deslocamentos do cotidiano. Em Belo Horizonte, o grande número de ladeiras é um desafio extra para quem quer usar a bicicleta como meio de transporte. "Incluímos as ladeiras para desmistificar, mostrar que juntos vamos conseguir subir todas elas", explica Helena Carvalho Coelho, capixaba que cursa doutorado em Belo Horizonte na área de mobilidade e ajudou a fazer a ponta para que o projeto realizasse uma edição de verão no Espírito Santo, aproveitando o fluxo de alguns participantes do Giro Rua para as praias capixabas.


Assim, o grupo de lá pretende trocar experiências com os ciclistas e coletivos cicloativistas locais e também pensar juntos questões relativas à cidade de Vitória. Participante ativa do Giro Rua, Helena é uma das que busca relacionar as questões sociais e culturais aos pedais, que já visitaram exposições de arte, comunidades periféricas e locais importantes para a mobilidade da cidade, além de refletir sobre questões de gênero e outras especificidades que afetam a ocupação das ruas por ciclistas e pedestres. Pedalar pensando. Pensar pedalando.


Os giros também costumam ter pequenos desafios, que também questionam questões relativas à bicicleta e à ocupação das cidades. "É uma forma de tentar instigar a competitividade amistosa entre os participantes, e estimular eles a se superar, se impressionar tanto com suas capacidades como a capacidade dos colegas em cima da bike", aponta João Pedro.


Em Vitória, a concentração começa às 19h na Bebidas Express, loja localizada na Avenida Rozendo Serapião de Souza Filho, 260, no Bairro República, com saída às 20h. A chegada será na Casa do Cervejeiro, na Rua Chapot Presvot, 364, na Praia do Canto.

 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/