Sábado, 20 Abril 2024

Voo alto


A pesquisa CNI/Ibope mexeu com as movimentações da classe política e fez muitas lideranças refletirem durante o fim de semana. O governador Renato Casagrande teve um aumento em sua aprovação, o que o fortalece muito nas articulações do próximo ano. Não uma pesquisa de intenção de votos, de comparação de candidatos, mas mostra que a estratégia adotada pelo governador desde a crise das ruas deu certo.
 
Desde meados do ano, o governador tem investido em uma política municipalista que o fortaleceu no interior do Estado. A expectativa é de que a agora passe a investir em áreas na Grande Vitória, o que pode aumentar ainda mais seu prestígio político.
 
Resta saber qual vai ser a estratégia que será adotada pelo PMDB para o próximo ano. Com uma aprovação de 49%, o cenário é desfavorável para o ex-governador Paulo Hartung, já que apresenta risco de uma disputa acirrada. Mas, se o PMDB mudar o cabeça de chapa, colocando o senador Ricardo Ferraço no lugar de Hartung, o PT não vai caminhar com o partido.
 
A partir de 1° de janeiro as pesquisas que forem realizadas sobre o cenário eleitoral deverão ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isto quer dizer que todos o itens ficarão disponíveis para averiguação, impedido manobras como nas últimas pesquisas que retiraram nomes de lideranças da disputa ou omitiram as espontâneas de rejeição.
 
Por isso, será mais fácil acompanhar os levantamentos e tentar entender como está o cenário real de disputa no Estado. Do que se tem até aqui, Casagrande termina o ano em melhor condição que seus possíveis oponentes na eleição 2014. Isso lhe dará musculatura para construir seu palanque eleitoral, se movimentando pelo Estado e construindo uma rede de bastidores que fortalece sua base.
 
As lideranças políticas que até aqui tinham predileção pelo seu palanque, agora têm mais elementos para garantir esse posicionamento. Sem o apoio das bases, as cúpulas dos partidos podem ver naufragados os planos de enfrentar Casagrande de igual para igual.
 
Ainda é cedo, porém, para afirmar que essa vantagem vai levar Renato Casagrande à reeleição em 2014. Resta saber as dificuldades que o próprio ano trará, os acordos que virão de fora para dentro e os interesses das lideranças de sua base.
 
Fragmentos:
 
1 – Na semana passada houve um encontro entre o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, que também é presidente do DEM capixaba, com outros quadros do partido, como o líder do governo, Elcio Alves. Foi um almoço para debater uma posição partidária.
 
2 – Aliado do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e estando o DEM nacionalmente alinhado com o PSDB, as lideranças querem uma posição do presidente do partido sobre o cenário eleitoral de 2014.
 
3 – Isso porque Rodney vem se aproximando cada vez mais do palanque do governador Renato Casagrande. As lideranças querem saber se esse namoro dá casamento ou é só um flerte.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/