Pescando a seco

Já nos alerta um ditado, não diga que dessa água não beberei

Já nos alerta um ditado, não diga que dessa água não beberei, pois nunca se sabe a urgência de uma futura sede. Phishing, que imita fishing, porque tem muita gente tentando pescar suas informações nos mares virtuais, nada tem a ver com a aprazível tarefa de pegar um peixinho pro almoço. Na área da alta tecnologia o mar não está pra peixe, mas tem sempre  alguém sendo fisgado. E eu também.

*

Mensagem no computador: Último dia para mudar sua senha…  Sim, recebemos essa mensagem a cada seis meses, mas com certa antecedência, faltam 10 dias… cinco… O design era bem parecido com o do  IT, sigla que obviamente indica Informação Tecnológica,  embora muita coisa na tecnologia não tenha muita lógica. Aí aparece na tela o fatídico Click aqui para atualizar sua senha ou seu computador será bloqueado. Cliquei. 

*

Muito antes dos computadores a Bíblia já ensinava: Que atire a primeira pedra quem nunca: dormiu no ponto; escreveu e não leu; teve seu dia de bobo; escorregou na maionese; cantou fora do tom; saiu com a camisa pelo avesso; trocou gato por lebre; perdeu. O povo entende de deslizes e tropeções, porque está acostumado a sofrer com eles. As ameaças não têm tempo nem lugar, sempre acontecem - as casas têm portas e janelas, a rua é um mar onde abundam pescadores. 

*

O hacker cibernético é a versão moderna do ladrão de galinha que rondava seu quintal atrás do seu descuido. Analfabeto, mas tão esperto quanto. Imediatamente após o click fatal percebo os indícios de que a mensagem era um fishing. A atitude correta seria ler a gentil oferta e trocar a senha na forma habitual. O IT é a menina dos olhos das grandes empresas, por onde tudo passa, onde as verbas são sempre maiores e as festas sempre melhores. 

*

Tem a engrenagem mais atualizada e os funcionários são sempre os primeiros a saber de tudo que acontece na horta digital. E os mais bem equipados. Cito o caso recente do sujeito que faltou três dias ao trabalho porque ainda não tinha o último lançamento do Iphone. Não pegaria bem. Comparo com Alice, que não foi à discoteca no sábado porque ainda não tinha um tubinho preto, a última moda lançada na novela das 8. Não indo, Alice perdeu a chance de encontrar Alipio, conforme estava escrito nas nuvens. Alberto ficou com Aline. 


De acordo com o FBI, os ataques a e-mails somam quase 50% dos 1.400 bilhões de dólares surrupiados nos assaltos da Internet. Ou seja, $676 milhões de dólares. Mas isso está mudando. Os hackers mais sofisticados estão deixando os emails - raia miúda - e se dedicando às redes sociais, bem mais lucrativas e mais fáceis de pescar. Digo: Facebook, SMS, iMessage, WhatsApp, e tantos outros que boiam no mar cibernético, e onde o incauto usuário mostra mais do que deve. 

*

Serviço de utilidade pública da coluna: use senhas diferentes para cada conta; não compartilhe sua senha; use frases curtas, com obstáculos para confundir o inimigo. Veja a minha como exemplo: Bail@Com1go. Ups!!!!

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para manter ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.