Superlua

chamada lua de sangue e lua-lobo, porque aqueles antigos citados acreditavam que provocava os lobisomens

Os antigos acreditavam que o mundo que habitamos era uma vasta bandeja, portanto com limitações no final da linha, fosse Leste/Oeste ou Norte-Sul, embora ninguém jamais tivesse alcançado esses extremos. Muitas cabeças rolaram tentando mudar esse conceito. Hoje são  considerados incompreendidos, que nem Trump com sua muralha de muitos bilhões de dólares. Aguardamos ansiosamente de que lado as cabeças rolarão agora. Fosse o mundo plano, e não existiriam as estações climáticas - viveríamos numa constante primavera.
*
Em um mundo estático não existiriam equinócios e o solstícios responsáveis pelo início e fim das estações: equinócios para primavera e outono, solstícios para verão e inverno. Nada de novo, aprendemos isso no curso primário, mas acho tudo isso meio místico, fases criadas pelos deuses greco-romanos. Ou muito romântico: Lana Ladim e Augustus Primo se apaixonaram para sempre no equinócio da primavera, porque é sempre apropriado um grande amor começar na primavera. No solstício do verão eles se casaram, para combinar com as férias escolares, uma vez que são ambos professores universitários. E partiram para a lua de mel em Montreal.
*
Em um mundo rotundo e rotante, equinócios e solstícios variam e o clima depende de onde você está. Embora as mudanças ocorram no dia 21, no hemisfério norte o calendário é diferente do nosso: 1⁰ de março, primavera;  1⁰ de junho, verão; 1⁰ setembro, outono (aqui popularmente chamado fall porque as folhas das árvores caem); 1⁰ de dezembro, inverno. Mas o calendário oficial raramente combina com o clima real, e também depende de onde você está: em Miami o verão domina a maior parte do ano, no Canadá o inverno invade sem cerimônia as outras estações. Erro de cálculo: nas férias de verão estava muito frio em Montreal.
*
No equinócio do outono o ano letivo começa no hemisfério norte com o chamado Fall  Semestre. Outra discrepância na contagem de tempo que chamam semestre. Os quatro períodos escolares anuais: Primavera, Verão I, Verão II e Outono, são chamados semestres, portanto  o ano escolar tem quatro semestres. Além do diploma, passando quatro anos na faculdade o estudante ganha de graça 4 anos extras. Enquanto isso, já estremecidos com a má escolha das férias, durante o equinócio do outono Lana e Augustus começam a ter atritos, desta vez  por questões financeiras. E se separam para sempre no solstício do inverno.
*
Neste prolongado final de semana (20-21 de janeiro com um feriado na segunda: Martin Luther King), temos um eclipse total da lua e ocorre a chamada Superlua, a época do ano em que a lua está mais próxima da terra, dando a impressão de ser maior e mais brilhante. Também chamada lua de sangue e lua-lobo, porque aqueles antigos citados acima acreditavam que provocava os lobisomens. Quanto a Lana e Augustus vamos aguardar, que em breve teremos outro equinócio da primavera.  
 
 
 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para manter ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.