Viagem no tempo

Entre Achados e Esquecidos, encontro uma cópia do jornal inglês The Times, de 22 de junho de 1815

Entre Achados e Esquecidos, encontro uma cópia do jornal inglês The Times, de 22 de junho de 1815, com um despacho do Major Percy, ajudante de campo do Duque de Wellington, sobre a Batalha de Waterloo: “O  Honorável Major H. Percy chegou tarde na noite passada, com um despacho do Duque de Wellington, Secretário de Estado de Sua Majestade para o Departamento de Guerra, do qual segue uma cópia: ‘Alteza: Bonaparte reuniu o Exército francês, a Guarda Imperial e quase toda a cavalaria… No dia 15  atacou o exército Prussiano à luz do dia… O inimigo continuou sua marcha em direção a Bruxelas, e na mesma noite atacou o exército holandês".


Napoleão Bonaparte tentando decifrar a Esfinge

*

“O exército prussiano manteve sua posição com a usual bravura e perseverança, apesar da grande desvantagem numérica. O inimigo nos atacou repetidas vezes com uma grande cavalaria, infantaria e artilharia, mas foram repelidos da maneira mais firme...O inimigo foi forçado a abandonar suas posições, fugindo em grande confusão e deixando para trás 150 peças de canhões e munição”. O despacho é longo e minucioso, narrando a perseguição que seguiu noite adentro, com os ingleses capturando mais canhões, carruagens e pertences do Corso. E esse foi o fim de Napoleão Bonaparte.

*

Outro comunicado no mesmo jornal informa: “Quando, onde e como essa guerra será reparada? O que foi feito de seu invencível exército, seus admiradores, sua temida cavalaria?  Estamos curiosos em saber com que grau de frieza, coragem pessoal e auto-controle Bonaparte planejou esse conflito. Fugiu covardemente, mas suspeitamos que não vai tentar uma morte honrosa”. Nessa batalha, 25 mil franceses morreram ou foram feridos e 9 mil foram capturados. Do lado inglês, foram 23 mil mortes. Napoleão voltou a Paris e em 22 de junho abdicou em favor de seu filho.  

*

Talvez tenha mais nesse fato histórico do que uma disputa entre supremacias militares. Estudos recentes descobriram que, assim como o inverno na Rússia dizimou uma boa parte do contingente napoleônico, a erupção de um vulcão na Indonésia acabou com o que sobrou, embora tenha ocorrido dois meses antes da Batalha de Waterloo. Os historiadores modernos acreditam que a alteração climática provocada pelo vulcão do Monte Tambora prejudicaou Napoleão na batalha. O vulcão matou 100 mil pessoas e provocou chuvas fortes em toda a Europa: 2016 foi o ano sem verão. 

*

Apesar das guerras, a vida segue seu rumo. Anúncio no mesmo jornal: “Para homem de confiança: Cavalheiro deseja empréstimo de 600 libras por 18 meses ou 2 anos, com seu aval pessoal, para o qual ele vai aceitar um juro liberal  e, se for exigido, dar sua vida em garantia. Caso alguma pessoa importante se veja inclinada a atender o requerente, vai fazer um serviço de grande importância, e além dos juros, terá a satisfação de ajudar alguém muito necessitado. Esse anúncio é dirigido aos filantropos, não aos agiotas: as provas mais satisfatórias de respeitabilidade e bons relacionamentos serão apresentadas. Mandarei resposta em envelope pré-selado, com meu nome verdadeiro, marcando entrevista…

*
Não seria um bom enredo à Roliúde? a) Filme romântico: o anunciante é jovem, bonito e rico, e o anúncio é uma aposta que fez com os amigos. Quem atende é uma jovem que precisa desesperadamente apresentar um noivo ao tio moribundo, para receber uma pequena herança de… 600 libras. A jovem quer um fake noivo, não pelo dinheiro, mas para que o tio que a criou morra tranquilo. Claro, o anunciante e a jovem se apaixonam. b) Filme de terror: o anunciante é pobre, precisa do dinheiro para a cirurgia da irmã, e cai nas garras de um milionário que se diz filantropo mas em troca vai exigir que ele mate seu inimigo. Quanto a Napoleão, virou filme pastelão.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para manter ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.