A série de atividades culturais que está tomando Vitória desde a última sexta-feira (18), com a I Semana Municipal da Juventude, chegou ao Centro de Vitória na noite dessa segunda-feira (21). Cerca de 50 pessoas se reuniram ao ar livre na Rua Sete de Setembro para conferir algumas produções audiovisuais no Cine Juventude.
A primeira exibição visivelmente prendeu a atenção dos espectadores: o documentário A Batalha do Passinho – O Filme, que traça um panorama da dança surgida nas favelas cariocas, que explodiu em 2008. Exemplo são as moradoras da Rua Sete Cecília Machado e Sandra Tristão. Uma com 13 anos de Centro e outra com 40 anos, elas não se intimidaram com o frio intenso da noite e estavam lá, concentradas no filme. “Achei a proposta interessante”, diz Sandra.
Segundo a coordenadora da semana, Priscila Manso, a ideia do evento é rodar os vários espaços da cidade de Vitória. “Quando a gente pensou na regional do Centro de Vitória, a gente falou ‘Vamos fazer na Rua Sete, que tem uma grande circulação de pessoas e é uma rua conhecida’”, explica. A questão cultural da rua também pesou na hora da escolha. “Aqui já acontece o Cine Rua Sete e o Samba da Xepa, entre outros eventos”, diz.
Era interessante observar como algumas pessoas, de passagem pela rua, muitas voltando do trabalho, paravam e se sentavam nas cadeiras para acompanhar pelo menos um trechinho dos filmes. A ideia de realizar uma mostra audiovisual passava por aí mesmo. Priscila diz que a ideia de realizar o Cine Juventude no Centro era atrair os moradores locais.
Mas não apenas os locais. A exibição de A Batalha do Passinho atraiu o Carlos Alberto, que saiu da Praia do Suá apenas para conferir o documentário. Ele também gostou da proposta de uma mostra de cinema no Centro. “Eu acho maneiro. Faço parte da arte e da cultura e acho que a arte transforma. E é bom a galera ter contato com o cinema e o audiovisual”, opina.
Professora da rede municipal de ensino da Prefeitura de Vitória, a técnica em Rádio e Televisão Larissa Azevedo (foto acima) aponta outro mérito da mostra: divulgar a produção audiovisual local. Além do documentário carioca do “passinho”, o Cine Juventude recebeu ainda projetos locais, como o Cine Surf, o Últimos Refúgios e o Cine Afro-Odomodê, este do núcleo homônimo da prefeitura, que desenvolve atividades culturais voltadas para jovens afrodescendentes entre 13 e 29 anos residentes na cidade.
“A Primeiramente divulgar o que é produzido aqui. Geralmente é mais valorizado lá fora do que aqui dentro. Eu acho que tudo o que é produzido aqui, as pessoas poderiam prestar um pouco mais de atenção e a Semana da Juventude vem para mostrar um pouco isso”, diz Larrisa
Organizada pela Prefeitura Municipal de Vitória, a I Semana Municipal da Juventude segue até o próximo sábado (26) em diversos pontos da capital com atividades culturais, esportivas e de entretenimento espalhadas em diversos pontos da cidade. Confira abaixo a programação.
Quinta (24): Apresentações de danças
– Dança contemporânea: Patricia
– Dança de Rua: Grupo Udes
– Dança do Ventre: Safira Anwar
– Zouk: a confirmar
– Forró: a confirmar
– Dança de Salão: a confirmar
– Break: a confirmar
Local: Praça Regina Frigeri Furno, Jardim da Penha (Pracinha do EPA)
Horário: 18h às 21h
Sexta (25): Debate e Troca de Ideias com Coletivos Juvenis
– Apresentação Cultural
Local: Centro de Referência da Juventude
Horário: 18h às 21h
Sábado (26): Encerramento das Atividades do Circuito Cultural
Local: Circuito Cultural, São Pedro
Horário: 9h às 18h