Segunda, 20 Mai 2024

Nenhuma microrregião do Estado atingiu 90% de idosos com dose de reforço

viana_vacinacao_CreditosPrefeituraDeViana Prefeitura de Viana

A vacinação de idosos com a dose de reforço está acontecendo, mas de forma devagar, conforme é possível constatar nos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (17). De acordo com as informações da pasta, nenhuma das 10 microrregiões capixabas atingiu ainda a meta de 90% de idosos imunizados com a terceira dose. Também foi divulgado o 86º Mapa de Risco Covid-19, que aponta que todos municípios estão em risco baixo para a doença.

A microrregião que está mais perto de atingir a meta é a Central Serrana (86,55%). Os números das demais são Sudoeste Serrana (85,27%), Caparaó (81,76%), Litoral Sul (79,98%), Rio Doce (79,19%), Nordeste (77,50%), Centro-Oeste (76,84%), Central Sul (76,66%), Metropolitana (76,62%) e Noroeste (74,59%).

A meta de 90% de adolescentes de 12 a 17 anos imunizados com a primeira dose foi atingida pelas microrregiões Litoral Sul (100,43%), Sudoeste Serrana (100,34%), Central Serrana (97,62%), Caparaó (95,05%) e Noroeste (94,44%). As que não atingiram a meta são Nordeste (86,20%), Rio Doce (85,86%), Central Sul (83,53%), Centro-Oeste (83,42%) e Metropolitana (76,43%).

A única meta atingida por todas microrregiões para serem consideradas de risco muito baixo é a de vacinação de 80% dos adultos maiores de 18 anos com a segunda dose. O ranking das microrregiões é Sudoeste Serrana (95,22%), Central Serrana (93,98%), Litoral Sul (91,18%), Caparaó (88,29%), Noroeste (85,72%), Rio Doce (85,35%), Metropolitana (84,38%), Centro Oeste (84,07%), Central Sul (81,90%) e Nordeste (80,97%).
Sesa

Até o momento, cinco municípios atingiram todas as metas para classificação de Risco Muito Baixo. O primeiro foi Laranja da Terra, na região Sudoeste Serrana. O segundo, Santa Leopoldina, na Central Serrana. O terceiro, Venda Nova do Imigrante, também na Sudoeste Serrana. Nesta semana, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que Águia Branca, na noroeste, e Rio Bananal, na do Rio Doce, também atingiram as metas.

Para atingir a classificação de Risco Muito Baixo, também é necessário que cada município da microrregião disponha de ao menos um ponto livre de testagem para a população, seja numa unidade de saúde, num pronto- socorro ou algum outro local em que qualquer pessoa possa fazer a testagem, independentemente de apresentar sintomas e sem necessidade de encaminhamento médico.

Flexibilizações

A principal mudança que as microrregiões que forem classificadas em risco muito baixo terão é a permissão para realizar eventos com a capacidade máxima dos locais, definidas pelo Alvará do Corpo de Bombeiros.

Já as microrregiões em risco baixo puderam, desde oito de novembro, dobrar o limite máximo de ocupação em eventos feitos em locais fechados, saltando de 600 para até 1,2 mil, desde que não exceda 50% da capacidade do local e que todas as pessoas estejam vacinadas.

Em locais abertos, o evento pode receber até 50% da ocupação máxima, com todos vacinados, mesmo que esse quantitativo ultrapasse os 1,2 mil estabelecidos como máximo para os locais fechados.

Em ambos os casos, é necessário apresentar o chamado passaporte de vacinação, comprovando o esquema vacinal completo.

Painel Covid-19

O Painel Covid-19 registra, até esta sexta-feira (17), 626,5 mil casos confirmados da doença. Os óbitos somam 13,2 mil, dois deles nas últimas 24 horas.

Municípios por microrregião

1 - Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari

2 - Central Serrana: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina

3 - Sudoeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo

4 - Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy

5 - Central Sul: Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro e Apiacá

6 - Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado

7 - Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu

8 - Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã

9 - Nordeste: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré e Ponto Belo

10 - Noroeste: Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia e Mantenópolis

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/