Prefeitura quer imunizar, no estádio Kleber Andrade, 8 mil pessoas da faixa etária acima de 45 anos
A Prefeitura de Cariacica anunciou um novo mutirão de vacinação para o próximo sábado (19), no estádio Kleber Andrade, com a meta de contemplar 8 mil pessoas da faixa acima de 45 anos, sem comorbidades. A estratégia repete a realizada no último dia 12, quando o município conseguiu imunizar 5,4 mil pessoas em um único dia.
O agendamento para o novo mutirão será aberto às 14 horas desta quarta-feira (16), pelo site vacina.cariacica.es.gov.br. A realização de mutirões nos finais de semana tem sido um pedido do governo do Estado, não só para acelerar a vacinação, mas também contemplar as pessoas que não conseguem agendar no horário de expediente.
Segundo a prefeitura, também serão abertas mais vagas para vacinação em outros locais, para os seguintes públicos: primeira dose AstraZeneca para pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos; e trabalhadores da Educação, de escolas públicas e particulares entre 18 e 59 anos, que atuam no ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, residentes ou que atuam no município (é necessário comprovar o vínculo de emprego e levar comprovante de residência).
Outro agendamento será para a segunda dose da AstraZeneca para idosos e trabalhadores da saúde. O quantitativo para estes públicos ainda será definido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta semana, Cariacica, Vitória e Vila Velha iniciaram a vacinação de pessoas acima de 45 anos, sem comorbidades. Os primeiros agendamentos ocorreram no final de semana e nessa segunda-feira (14).
O Estado aguarda a chegada de 59 mil doses ao Estado da vacina Janssen, de dose única, que serão direcionadas aos quatro maiores municípios da região metropolitana – Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória – segundo decisão da Comissão Intergestores Tripartite (CIB), que priorizou a capacidade logística mais rápida na região. As prefeituras terão que aplicar as doses em 48 horas.
Também há previsão de chegada de aproximadamente 20 mil doses de Coronavac (2% de um lote nacional de um milhão de doses) e provavelmente mais 60 mil de um segundo lote nacional de três milhões de doses, o que será mais do que suficiente para atender aos 50 mil capixabas que ainda estão em atraso com a D2 do imunizante do Butantan.
Ranking Sudeste
O Espírito Santo apresenta a melhor cobertura vacinal entre os quatro estados da região Sudeste para a primeira dose contra a Covid-19 entre a população de 60 anos ou mais, com 98,01% de cobertura desde o início da campanha, em janeiro de 2021, como apontam dados da Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde divulgados pelo governo.
Segundo estimativas do Ministério, o Estado tem 592.792 pessoas acima dos 60 anos e já havia aplicado a primeira dose em 581.038 capixabas até essa segunda-feira (14). Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram no mesmo período a cobertura de 90,4%, 87,6% e 86,6%, respectivamente.
A expectativa é que, com os esquemas das segundas doses com a vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) a serem completados em julho e com o retorno da produção da Coronavac (Sinovac/Butantan), o Estado poderá apresentar o percentual de cobertura acima dos 90% também para as segundas doses em pessoas acima dos 60 anos, que, atualmente, está em 58,2% — número superior aos demais estados do Sudeste.
Além disso, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem orientado semanalmente os municípios na realização da busca ativa da população que se encontra com a segunda dose em atraso, visando a garantir a complementação do esquema e atingir a excelência na cobertura vacinal.