Uma grande campanha de vacinação contra o sarampo será feita neste sábado (13) em três municípios da Grande Vitória: Cariacica, Viana e Guarapari. A ação conjunta conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e tem objetivo de impedir o retorno da doença ao Espírito Santo, que está livre do sarampo desde o ano 2000.
O público-alvo são as pessoas de um a 49 anos de idade, que não tenham se vacinado, que estejam sem o cartão de vacinação ou com o cartão incompleto. “São essas as pessoas que devem procurar as unidades de saúde neste sábado”, explicou Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações.
A ação está sendo realizada devido à circulação recente do vírus na região Sudeste. “Ano passado houve surto da doença na região Norte do país. Este ano, temos surto em São Paulo e casos registrados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Essas ações são para evitar a reintrodução do sarampo no Espírito Santo. O objetivo é fazer a prevenção”, destacou a coordenadora, citando os números oficiais: 66 casos confirmados em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro e quatro em Minas Gerais.
No Espírito Santo não há casos confirmados com transmissão dentro do território desde o ano 2000. Em 2013, entretanto, houve um caso importado da doença que, devido às ações imediatas de vigilância e bloqueio vacinal, não desencadeou outros casos.
No ano passado, o Espírito Santo registrou 67 casos suspeitos, que foram todos descartados laboratorialmente. Até 22 de junho deste ano, foram notificados 24 casos, com 23 descartados e um em análise.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.
A única forma de evitar a doença é por meio da imunização, por isso deve ser feita a vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as pessoas de 1 ano a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo, sendo que, de 1 a 29 anos é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral é o suficiente.
“A pessoa que não é vacinada com a tríplice viral ou está com o esquema vacinal incompleto deve procurar um serviço de vacinação para completar a caderneta de vacinação e garantir a sua proteção e a dos seus familiares”, disse Danielle.
Locais de vacinação
Cariacica
Unidades de Saúde: Bela Aurora, Campo Verde, Cariacica Sede, Itaquari, Mucuri, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé e Vila Graúna.
Horário: 8h às 16h.
Viana
Unidades de Saúde: Araçatiba, Ipanema, Marcílio de Noronha I, Morada de Bethânia, Nova Bethânia I, Primavera, Soteco e Vila Bethânia.
Horário: 8h às 16h.
Guarapari
Local 1: Tenda de Vacinação na Feira Livre (Centro)
Horário: 7h30 às 13h.
Local 2: Ação Saúde na Praça (bairro Portal Clube)
Horário: 9h às 12h.