quinta-feira, novembro 21, 2024
25.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Centro cultural oferece psicoterapia popular em Cachoeiro

Pessoas interessadas devem realizar cadastro online, onde respondem quanto é possível pagar por consulta

O Centro Cultural Luz Del Fuego, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, passará a oferecer consultas individuais de psicoterapia com preço popular. As pessoas interessadas devem preencher um cadastro online indicando qual valor é possível pagar pelas consultas (clique aqui). A ideia é que, a cada cinco atendimentos realizados, pelo menos um seja feito de forma gratuita.

Os agendamentos serão realizados diretamente pela equipe junto aos pacientes que surgirem, levando em conta critérios de renda apontados por cada um. O público prioritário é constituído por estudantes e pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+ e/ou atendidas junto ao Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Inicialmente, duas psicólogas realizarão os atendimentos: Amanda Ferreira e Marina Balarini. De acordo com Amanda, a ideia de instalar uma clínica social popular surgiu a partir de diálogos com a equipe do centro cultural sobre a importância de o espaço ter um compromisso social, e o distanciamento das práticas de psicoterapia em relação à maior parte da população.

“Como sou psicóloga, citei a clínica terapêutica como algo que também se distancia de parte da população. Assim, surgiu a ideia de ofertar o serviço de maneira social dentro do espaço, e a Brenda Perim e o Marco Antônio Reis [coordenadores do centro cultural] abraçaram na hora. O fato de trabalhar no serviço público na área do desenvolvimento social e estar sempre em contato com demandas da população – sendo a ‘ida ao psicólogo’ um desejo muito presente, porém muito inacessível – me serviu como gatilho para a iniciativa”, relata.

Ainda segundo Amanda, a rede pública de saúde mental de Cachoeiro não abarca a necessidade da população por consultas individuais, e o preço dos atendimentos nos consultórios privados está muito acima da realidade econômica de grande parte da população.

“O projeto surge a partir do reconhecimento do psicólogo como agente de responsabilidade social, da análise de demanda de uma sociedade que possui desejo e necessidade em frequentar o ambiente terapêutico e da identificação da limitação social da psicoterapia – que, atualmente, se apresenta como um privilégio, podendo ser desfrutada por determinadas esferas sociais e não por outras”, explica.

Atividades culturais

Inaugurado em setembro de 2023 pela Cia Nós de Teatro, o Centro Cultural Luz Del Fuego fica no bairro Ibitiquara. O nome é uma homenagem à bailarina, atriz, escritora e naturista nascida em Cachoeiro no ano de 1917, e que criou o primeiro reduto naturista da América Latina, a Ilha do Sol, no Rio de Janeiro. Foi nesse local que seu corpo foi encontrado, em 1967, quando foi assassinada por dois pescadores. Vista por muitos como “louca” e “depravada”, Luz Del Fuego se tornou um símbolo de rebeldia e resistência.

Criado a partir da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc) e contando com patrocínio da empresa ES Gás, o centro cultural apresenta espaços para a realização de apresentações e mostras artísticas, e também oferece aulas gratuitas de balé e teatro, bem como aulas pagas de taekwondo.

As inscrições para os cursos, que serão retomados na primeira semana de fevereiro, estão abertas, e devem ser feitas pelos links disponibilizados no Instagram do centro cultural. As aulas gratuitas de teatro ocorrerão a partir de 5 de fevereiro, às segundas-feiras, das 18h às 19h30 (10 a 16 anos) e das 19h30 às 21h (a partir de 16 anos). Já as aulas de balé acontecerão a partir de 6 de fevereiro, toda terça-feira, às 17h30 (4 a 5 anos), 18h30 (6 a 8 anos) e 19h30 (9 anos ou mais).

Mais Lidas