A proposta de regionalização, que foi apresentada pelo secretário como uma iniciativa desta gestão, já havia sido iniciada no governo Renato Casagrande (PSB). A construção Centros de Consultas e Exames Especializados, por exemplo, já estava em andamento na administração anterior. O anúncio havia sido feito pelo então secretário de Saúde, Tadeu Marino, e os municípios já tinham separado os terrenos para a construção.
A ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no interior, também apresentado como ação do atual governo já estava sendo implementado pelo anterior.
Em outubro de 2014 foi inaugurada a base do Samu em Itaguaçu, na região serrana do Estado. Na ocasião, a ampliação do serviço já fazia parte do projeto de expansão. Os municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, também na região serrana, já haviam beneficiadas em setembro.
Em junho de 2014, o governo federal liberou R$ 29 milhões para investimento e custeio de serviços de urgência e emergência a serem abertos nas regiões norte, central e sul do Estado.