Cariacica e Vitória agendam online para sábado. Serra agenda domingo para a próxima semana
O pedido feito pelo governo do Estado para imunização da população durante o feriado de Semana Santa, a partir do novo lote de 168,9 mil novas doses recebidas nesta quinta-feira (1), está sendo em parte implementado pelas prefeituras da região metropolitana.
Em Cariacica, 11,3 mil doses serão utilizadas para concluir a imunização dos idosos maiores de 65 anos e continuar a segunda dose para o público maior de 75 anos. As doses chegam entre quinta e sexta-feira (1 e 2). O agendamento online no site www.vacina.cariacica.es.gov.br será aberto nesta sexta-feira (2). A vacinação será feita no sábado (3), interrompida no domingo (4), e retomada ao longo da semana em seis locais: UBS Itaquari, UBS Santa Fé, UBS Cariacica Sede, UBS Flexal II, UBS Nova Rosa da Penha II, das 8h às 16h.
Em Vitória, o agendamento online foi reaberto nesta quinta, para primeira dose em idosos com 65 anos ou mais. Na sexta-feira (2), a vacinação será realizada no ponto volante dentro do Parque Moscoso e no Ginásio da Faculdade Salesiana. No sábado (3), na Igreja Batista em Jardim da Penha, no Ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João no posto volante dentro do Parque Moscoso, no CMEI Darcy Vargas, em Santo Antônio e nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Vitória, Andorinhas, Ilha de Santa Maria, Conquista e Itararé.
Na Serra, o agendamento online vai ser aberto somente no domingo (4), às 11h, com aplicação das vacinas a partir de segunda-feira (5).
A Secretaria de Saúde de Vila Velha não retornou ao pedido de informação feito por Século Diário. No portal da Prefeitura, é informado que a segunda dose para pessoas com 75 anos ou mais está acessível para agendamento por formulário direcionado à Universidade de Vila Velha – Biopráticas. A segunda dose para pessoas com 80 anos ou mais pode ser agendada presencialmente em duas escolas municipais, mas não informa se o serviço estará disponível ao longo do feriado. Para a primeira dose das pessoas com 65 a 69 anos, também é informado que o agendamento é somente presencial, em seis pontos diferentes da cidade.
Excluídos digitais
Os serranos com dificuldade de acesso à internet poderão procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, pois todas foram orientadas a prestar esse atendimento de ajuda no agendamento, mesmo as que não estão participando desta campanha de imunização.
Essa visita presencial às unidades não será feita no domingo, pois estarão fechadas, mas novas vagas serão abertas no início da semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mantendo o sistema de abrir novos agendamentos de tempos em tempos, para evitar tumultos devido à elevada procura.
Em Vitória, os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção estão sendo vacinados em casa pelas equipes da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus). Esses idosos não precisam agendar a vacina no site.
Em Cariacica, as famílias que não possuem internet ou não estão familiarizadas com tecnologia podem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima do seu endereço que um funcionário irá se encarregar de providenciar o agendamento, bastando levar documentos pessoais do idoso que será agendado.
Esse apoio dos serviços de saúde para atender às pessoas que não conseguem fazer sozinhas ou não possuem amigos ou familiares que possam agendar pela internet a vacinação acontece principalmente nas periferias da região metropolitana e no interior do Estado.
No Território do Bem, em Vitória, a coordenação da unidade de saúde de Consolação recebe os pedidos de agendamento diretamente na unidade ou por meio da agente comunitária de saúde, para a vacinação que acontece no Parque Moscoso. “Tem muita gente nas comunidades que não consegue aceso à internet e nem se deslocar facilmente. Agora, por exemplo, está sem ônibus. Quem não tem carro nem sempre pode pagar um transporte via aplicativo”, descreve a presidente da Associação de Moradores de Floresta e Consolação, Ivete Pereira de Souza.
Na região da Piedade, também na capital, a ONG Instituto Raízes tem ajudado a fazer a ponte entre os moradores e o serviço de saúde. “Eles [equipe da saúde municipal] ligam para algumas famílias, perguntando sobre aceso à internet e, quando isso é difícil, quem marca a vacinação para essas famílias são as agentes de saúde. Esse final de semana fizeram várias ligações para averiguarem se as pessoas tinham sido vacinadas”, relata Mariana Cristina Ramos de Araújo, vice-presidente da ONG.
No Morro da Piedade, conta, não há agente comunitário nem unidade básica de saúde, sendo concentrado na US da Fonte Grande, na rua Graciano Neves, o atendimento dos moradores da Piedade.
O Instituto prepara a realização de uma formação para os servidores que atuam nos equipamentos públicos de assistência social e em saúde da região, localizados no Parque Moscoso e Centro. “A gente quer que eles conheçam a nossa realidade, quer apresentar o nosso território”, diz, referindo-se a outros bairros do entorno da Piedade, como Fonte Grande, Moscoso, Centro e Parque Moscoso. “Para que eles entendam a nossa cultura, a nossa ancestralidade, a história do nosso território, as reações sociais estabelecidas aqui”.
Serviços estaduais de urgência e emergência
Afora a vacinação, os serviços de saúde geridos pelo governo do Estado que não realizam atendimento de urgência e emergência estarão fechados durante a sexta, sábado e domingo (2 a 4). São eles: Farmácias Cidadãs Estaduais (Cariacica, Castelo, Vila Velha, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Guaçuí); hemocentros regionais (Colatina, Linhares e São Mateus); a Unidade de Coleta do Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDS), na Serra; e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.
O Centro Regional de Especialidades (CRE’s) de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Metropolitano, devido ao cenário epidemiológico e às novas medidas restritivas para o enfrentamento à pandemia, adotadas pelo governo estadual, estão com as consultas e exames suspensos. E o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará normalmente no feriado, das 7h às 18h20.
Os serviços de Urgência e Emergência mantêm o atendimento normal: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192; Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): atendimento 24h através do número 0800-283-9904; e os hospitais estaduais Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra; Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra; Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória; Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória; Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha; Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha; Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha; Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, para emergências psiquiátricas; Roberto Arnizaut Silvares (HERAS), em São Mateus; Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina; Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu; São José do Calçado (HESJC); Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM); Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco; Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, também para emergências psiquiátricas.