Na Grande Vitória, Vila Velha e Serra terão restrições, anunciou Casagrande. Escolas e bares não abrem
O Espírito Santo saltou de um para 17 municípios em risco alto para Covid-19 no 48º Mapa de Risco, divulgado nesta sexta-feira (12), e que passa a vigorar na próxima segunda-feira (15). Os municípios em risco moderado totalizam 61 e, desta vez, não há nenhum em risco baixo. Com o crescimento da pandemia, as medidas a partir desta semana terão validade de 14 dias, e não mais uma semana. Na Grande Vitória, como anunciou o governador Renato Casagrande, as medidas mais restritivas serão aplicadas na Serra e em Vila Velha.
As outras cidades classificadas “em perigo” para a Covid-19 são Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão e Vila Velha.
Os 17 municípios terão que adotar medidas mais restritivas, como adoção do ensino remoto nas escolas e mudanças em horários de funcionamento do comércio. Galerias, centros, comerciais, shoppings e estabelecimentos comerciais devem funcionar de segunda a sexta-feira, até às 20h, e aos sábados, até às 16h. Restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras podem funcionar em dias de semana até às 16h, mas sem que haja consumo de bebidas alcoólicas nos dois últimos. Já o funcionamento de bares está suspenso e serviços essenciais, como farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, hortifrutis, padaria, entre outros, podem funcionar sem limite de dias e horários.
Também entra na regra a suspensão de eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, de visitação de unidades de conservação ambiental e parques municipais; do funcionamento de cinemas, teatros, circos e similares, exceto em formato drive-in; de realização de eventos sociais, como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações; e de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversão e similares.
A administração municipal das cidades em risco alto deve implantar barreiras sanitárias nos limites dos municípios. É preciso, ainda, a implementação das mesmas nas rodoviárias.
O trabalho remoto deverá ser preferencialmente adotado na área administrativa, independentemente do ramo de atividade, inclusive da administração pública direta e indireta. Nas academias estão vedadas a realização de atividades aeróbicas, devendo haver limitação do número de alunos por área, conforme a Portaria nº 226-R, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que estabelece que em academias com área igual ou superior a 75 m² deve ser respeitado o limite de até cinco alunos por horário de agendamento.
Na manhã desta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também anunciou recomendação à rede privada para suspensão de cirurgias não essenciais. No Sistema Único de Saúde (SUS), também serão suspensas, para evitar o colapso. Os centros cirúrgicos serão readaptados para atendimento de pacientes com Covid-19. Também serão adquiridos mais de 160 leitos na iniciativa privada, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.
Risco moderado
Nesta sexta-feira, o Espírito Santo registrou 1.127 internações em leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, superando o recorde de 1.104, registrado em julho de 2020. Nas últimas 24 horas, ocorreram 31 mortes e 1.510 novos casos. Durante toda a pandemia, foram registrados 6.691 óbitos e 342.446 casos.