Migração pode começar na próxima semana, se ocupação de leitos chegar a menos de 70%
O Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra, será o primeiro a retornar leitos hoje dedicados a pacientes Covid-19 para outros perfis. Havendo redução da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para taxa menor que 70%, essa migração pode começar na próxima semana. A informação foi transmitida na tarde desta sexta-feira (24) pelo secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa realizada junto ao subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Na medida que essa migração de leitos avançar, a ocupação com Covid-19 voltará a subir para 70% ou 80%, sendo essa a faixa de segurança para as decisões de reversão do perfil de hospital. Quando a maioria dos hospitais já tiver revertido, ressaltou o secretário, “somente uma nova onda que leve pressão aos serviços hospitalares poderá reverter novamente para Covid”.
A dinâmica passará a ser: acima de 80% de ocupação com Covid, retoma leitos para a especialidade. Baixando a menos de 70%, eles são disponibilizados para demais enfermidades. Dessa maneira, a Sesa irá “ajustar o tamanho da rede hospitalar de acordo com o comportamento da epidemia no Espírito Santo”.
Ensino à Distância