Votação do PL da Enfermagem é marcada para o dia 4 de maio, em Brasília, e será acompanhada por trabalhadores do Estado
Finalmente o PL 2564/20, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT), será votado na Câmara dos Deputados. A data marcada é 4 de maio. O projeto de lei estabelece um piso salarial para a enfermagem, demanda antiga da categoria em todo o País. “É um momento histórico. Infelizmente, muitos não viveram para ver, principalmente nos últimos dois anos, que perdemos tantos profissionais para a Covid-19”, ressaltou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren), Andressa Barcellos.
Ela acredita que o projeto será aprovado e espera que o presidente Jair Bolsonaro “seja responsável e não o vete”. Caso contrário, avisa, “iremos nos mobilizar pela derrubada do veto. É uma pauta de interesse social, que garante a dignidade da maior categoria de trabalhadores da saúde do Brasil”, diz, destacando que a categoria irá se manifestar em Brasília no dia da votação.
A data foi anunciada nas redes sociais pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). “No mês de maio, comemoramos a Semana Brasileira de Enfermagem, e no dia 4, estaremos aqui no Plenário da Câmara deliberando o projeto de lei do piso salarial da enfermagem”. Contarato também se manifestou: “Essa é uma importante conquista para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras! Farei questão de estar presente nesse momento, ajudando no diálogo com os deputados para que o texto seja aprovado”.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sindsaúde/ES), Geiza Pinheiro, também comemora. “Nossa expectativa é de que seja aprovado e que termine a angústia dos trabalhadores da saúde, que há anos esperam por melhorias salarias. Os salários são baixíssimos, principalmente em prefeituras e hospitais privados”, aponta.