Casagrande autoriza eventos e ensino profissionalizante e reafirma desejo de abrir ensino médio em outubro
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na noite desta sexta-feira (11), em suas redes sociais, o 22º Mapa de Risco Covid-19 e a flexibilização de mais três atividades: os eventos sociais para adultos e os esportes individuais ao ar libre, a partir do dia 21 deste mês; e as aulas práticas do ensino profissionalizante a partir desta segunda-feira (14).
“Há uma grande demanda para que a gente possa ir retomando eventos sociais”, justificou, informando que o protocolo para a atividade, que poderá funcionar com limite de 100 pessoas adultas em clubes e cerimoniais, será anunciado até a próxima sexta-feira (18).
Também no dia 21, os esportes como bicicleta e corrida, incluindo a modalidade de competição, terão seus protocolos anunciados nos próximos dias. Ambas flexibilizações são voltadas aos municípios de risco baixo e moderado, não sendo permitidas para as cidades de risco alto.
Sobre o 22º Mapa de Risco Covid-19, que valerá entre a próxima segunda-feira (14) e o domingo (20), a “boa novidade”, ressaltou Casagrande, é a ausência de municípios em risco alto e a permanência de apenas uma cidade da Grande Vitória em risco moderado, que é Cariacica, estando as demais em risco baixo.
“A nossa Matriz de Risco leva em consideração a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias, o número de casos ativos nos últimos 28 dias, e o número de testes feitos por cada mil habitantes”, lembrou o governador.
Os três referenciais são analisados em nível municipal e compõem o eixo ameaças. Em nível estadual, é medida a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes com Covid-19, como eixo de vulnerabilidade. Atualmente, a taxa está em 59%.
No novo Mapa, quatorze municípios reduziram o risco de moderado para baixo: Afonso Claudio, Águia Branca, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Muqui, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Viana, Vila Valério e Vila Velha.
Outros três aumentaram o risco de baixo para moderado: Divino de São Lourenço, Mimoso do Sul e São José do Calçado.