Secretário de Saúde, Nésio Fernandes, também apontou possibilidade de terceira dose para os idosos
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), segundo o gestor da pasta, Nésio Fernandes, defende a aplicação de vacinas heterólogas, ou seja, a utilização de imunizantes de fabricantes diferentes na primeira e na segunda dose da vacinação contra Covid-19. “O Espírito Santo apoia que essa postura seja adotada no Brasil diante da ampla disponibilidade de doses da Pfizer”, diz, destacando que a primeira dose pode ser da AstraZeneca e a segunda da Pfizer.
A informação foi dada em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (16). O assunto, afirma o secretário, é discutido nacionalmente.
Ele disse ainda que todos imunizantes do Plano Nacional de Imunização (PNI) precisam de reforços. “Isso não é demérito para nenhum imunizante”, salienta, defendendo a possibilidade de terceira dose para os idosos. “O sistema imune responde melhor com reforços vacinais”, explica.