Previsão é de que 6,6 mil trabalhadores sejam vacinados, com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde
Em ato simbólico realizado em uma empresa de serviços ambientais em Vila Velha, o governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (12), a vacinação dos profissionais da limpeza e de resíduos sólidos. Na ocasião, foram imunizados 20 trabalhadores. A expectativa é que 6,6 mil pessoas desse grupo sejam vacinadas com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que também serão destinadas aos demais grupos prioritários.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) recomenda que os municípios vacinem os profissionais nas empresas onde trabalham.
Além do governador Renato Casagrande; do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes; e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos); estiveram presentes no ato simbólico a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; e a secretária municipal de Saúde de Vila Velha e presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/ES), Cátia Lisboa.
Casagrande destacou que os trabalhadores da limpeza e de resíduos sólidos têm contato direto, em seu cotidiano, com material que pode estar contaminado. “Por isso, reforçamos a importância de também separar o material contaminado e avisar com um bilhete para que nossos profissionais da limpeza urbana possam separar e coletar de forma adequada”, comentou.

Trabalhadores da limpeza pública não descartam nova paralisação em maio
