Imunização será destinada para grupos específicos. Até hoje, foram confirmados 161 casos positivos no ES
O Espírito Santo receberá, na próxima semana, 260 doses da MVA-BN Jynneos, vacina contra a Mpox. A imunização será de acordo com a disponibilidade de doses e para grupos específicos. Ainda não foram definidos os locais para aplicação dos imunizantes e outras estratégias. O governo do Estado aguarda, para isso, informações do Ministério da Saúde.
Um dos grupos prioritários para aplicação das vacinas são as pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) que sejam homens cisgêneros, travestis ou mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
O município com o maior número de casos é Vila Velha, com 48, seguido de Vitória (45); Serra (20); Cariacica (16); Guarapari (10); Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, com quatro cada; Itapemirim e Viana, com dois cada; Afonso Claudio, Aracruz, Ibiraçu, Nova Venécia, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus e Vila Pavão, todos com um cada.