quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Estado receberá 260 doses da vacina contra a Mpox na próxima semana

Imunização será destinada para grupos específicos. Até hoje, foram confirmados 161 casos positivos no ES

O Espírito Santo receberá, na próxima semana, 260 doses da MVA-BN Jynneos, vacina contra a Mpox. A imunização será de acordo com a disponibilidade de doses e para grupos específicos. Ainda não foram definidos os locais para aplicação dos imunizantes e outras estratégias. O governo do Estado aguarda, para isso, informações do Ministério da Saúde.

Um dos grupos prioritários para aplicação das vacinas são as pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) que sejam homens cisgêneros, travestis ou mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

Também fazem parte do grupo prioritário profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos; e pessoas que possam ter tido uma pós-exposição ao vírus, também entre 18 e 49 anos, que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox.
Desde os primeiros casos no Estado, em julho de 2022 à semana epidemiológica (SE) 8 de 2023, foram confirmados 161 casos positivos para a doença, segundo boletim Mpox Espírito Santo, publicado mensalmente. Desse total, 138 são homens e 23 mulheres.
A maioria deles, 61, na faixa etária entre 20 e 29 anos; 49 entre 30 e 39 anos; e 30 entre 40 e 49. As infecções em meio a pessoas entre 10 e 19 anos somam oito. Cinco entre 50 e 59 foram infectadas e três crianças entre 5 e 9 anos. Nas faixas etárias entre 60 e 69 e 0 a 4 anos, duas pessoas em cada uma delas foram infectadas. O menor índice está entre 70 e 79 anos, com uma infecção.
Os primeiros casos da doença no Espírito Santo foram registrados em julho último. Dois pacientes, homens com faixa etária entre 30 a 49 anos, residentes da Grande Vitória, que possuíam histórico de viagem recente ao estado de São Paulo.

O município com o maior número de casos é Vila Velha, com 48, seguido de Vitória (45); Serra (20); Cariacica (16); Guarapari (10); Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, com quatro cada; Itapemirim e Viana, com dois cada; Afonso Claudio, Aracruz, Ibiraçu, Nova Venécia, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus e Vila Pavão, todos com um cada. 


Espírito Santo registra os dois primeiros casos de varíola do macaco

Período de isolamento dos dois pacientes já se encerrou e ambos estão curados, não gerando riscos à população


https://www.seculodiario.com.br/saude/espirito-santo-registra-os-primeiros-casos-de-variola-do-macaco

Mais Lidas