Terceira dose deverá ser aplicada a partir de quatro meses após a D2 do esquema vacinal primário
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mostram que, no Espírito Santo, 206 mil adolescentes entre 12 e 17 anos estão aptos a tomar a dose de reforço contra a Covid-19, que deverá ser aplicada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário, conforme a recomendação do Ministério da Saúde publicada na última sexta-feira (27), por meio da Nota Técnica nº 35/2022.
No Estado, com população de cerca de 338 mil adolescentes entre 12 e 17 anos, atualmente a cobertura vacinal é de 90,5 % para a primeira dose e de 71% para a segunda, de acordo com dados da Plataforma Vacina e Confia. Nesta segunda-feira (30), segundo a Sesa, a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis irá se reunir com as regionais e referências municipais para definição de estratégias para que os municípios possam dar início à aplicação.
A recomendação também vale para adolescentes que são gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunossuprimidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.