segunda-feira, novembro 25, 2024
19.4 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Espírito Santo volta a receber doses da Coronavac nesta sexta-feira

Imunizantes da Pfizer também chegarão no mesmo dia, somando ao todo 79,1 mil vacinas

Com o retorno da produção da vacina Coronavac pelo Instituto Butantan nas últimas semanas, o Ministério da Saúde sinalizou o envio de 31,2 mil doses do imunizante ao Espírito Santo, que chegarão na manhã desta sexta-feira (18). No mesmo dia está prevista a chegada de 47,9 mil doses da Pfizer/BioNTech, somando ao todo 79,1 mil nesta semana.

As doses da Coronavac serão destinadas à população que aguarda para complementar o esquema vacinal com a segunda dose no Estado, podendo atender cerca de 60% deste público, totalizando, aproximadamente, 51 mil pessoas. A última remessa encaminhada ao Estado foi realizada há um mês, em 17 de maio.

Entre a população idosa, com mais de 60 anos, 50 mil aguardam a regularização da produção da Coronavac pelo Instituto Butantan. Além do lote desta semana, o Estado aguarda outro de aproximadamente 60 mil, o que será suficiente para atender os capixabas que estão em atraso com a D2 do imunizante.

Já as vacinas da Pfizer/BioNTech serão direcionadas 80% à aplicação das primeiras doses na população geral, por faixa etária, e 20% aos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em andamento no Estado, como trabalhadores da educação e Pessoas com Deficiência (PcD) permanente. No grupo da faixa etária, os municípios têm vacinado, desde a semana passada, pessoas acima de 45 anos.

A distribuição dos dois imunizantes para as regionais de Saúde Central, Norte e Sul acontecerá no final da manhã desta sexta. Os municípios da região Metropolitana receberão as doses na tarde do mesmo dia.

Outra expectativa para esta semana seria a chegada da vacina da Janssen, com 59 mil doses previstas para o Estado, que serão direcionadas aos quatro maiores municípios da região metropolitana – Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória – e que terão que aplicá-las em 48 horas.

Vacina de dose única, esse lote, mesmo pequeno, tem “eficácia capaz de contribuir com a ruptura da cadeia de transmissão do vírus”, como apontou nessa segunda-feira (14) o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. A chegada das doses ao Brasil no início desta semana, porém, foi adiada, e o Ministério da Saúde ainda não confirmou a nova data.

Mais Lidas