A sustentabilidade seria para compensar a destruição de uma nascente que havia no local da obra
A Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc) defende que o Hospital Estadual Geral de Cariacica seja um equipamento sustentável para compensar, minimamente, o fato de que está sendo construído em uma Área de Preservação Permanente (APP), tendo, inclusive, sido destruída uma nascente. “Deveria ter, por exemplo, aproveitamento de água da chuva e energia solar”, diz o presidente da Famoc, Dauri Correa. A ordem se serviço da segunda fase da obra foi assinada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em 27 de janeiro.
O hospital será na Rodovia Leste-Oeste, em Campo Belo. Nesta nova fase, o terreno contará com uma área total construída de 37.976,67 metros quadrados, distribuída em seis blocos. O investimento é da ordem de R$ 146 milhões, com prazo de execução de 1.260 dias. Dauri recorda que a nascente foi destruída já no início da primeira fase de obras, quando desmontaram a área, retiraram resíduos de flora, fizeram sistema de drenagem e construíram a base da infraestrutura. Uma das consequências, explica Dauri, será o processo de ilha de calor.
“Claro que não é o fato isolado da destruição da nascente que contribui com isso, mas esse fato, somado à chegada de mais concreto, asfaltamento betuminoso. A nascente faz o processo de evaporação, trazendo o frescor. É uma questão de qualidade de vida”, diz o presidente da Famoc. Segundo veículos de comunicação oficiais do governo do Estado, para esta nova etapa, o Hospital Estadual Geral de Cariacica passará a englobar também em sua obra o conceito de sustentabilidade.
Esse conceito inclui a construção de uma estação de tratamento de esgoto e reuso de água servida; captação da água de chuva para irrigação dos jardins; uso de energia solar no sistema ‘grid-tie’, que é quando a energia solar é transformada em energia elétrica e volta para a rede da concessionária. Dauri afirma que a Famoc irá fiscalizar para que, de fato, essas ações sejam colocadas em prática.
A previsão de inauguração do Hospital Geral de Cariacica é para o segundo semestre de 2024. No total, serão 408 leitos, entre os censáveis, que são os de internação; e os não censáveis, que são os de apoio.