Secretário Nésio Fernandes considera que as festas serão liberadas e o verão será igual aos de antes da pandemia
“O final de ano será de retomada plena do entretenimento”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, nesta terça-feira (26), diante da possibilidade de que todas as 10 microrregiões capixabas atinjam a classificação de risco muito baixo no Mapa de Risco Covid-19. “Consideramos que as festas serão, sim, liberadas, e que o verão será semelhante aos anteriores à pandemia. Acreditamos que 2022 será um momento de superação, desde que preservadas as características atuais do vírus”, ressaltou.
Nésio informa que foi identificada uma variante do coronavírus no Pará, que provoca uma alteração na proteína, ocasionando uma redução de sua sensibilidade aos kits de amplificação dos testes RTPCR. Entretanto, informa, os kits do Laboratório Central (Lacen) conseguem detectá-lo.
Ele afirmou também que, a partir de novembro, municípios em risco baixo para Covid-19 poderão, em eventos, atingir até 1.200 pessoas, respeitando a capacidade de 50%, além da necessidade de que, para participar, a pessoa esteja vacinada com as duas doses, dependendo da faixa etária.