Toda a reserva técnica será usada para vacinação deste grupo, iniciada nesta terça-feira no Palácio Anchieta
Começou nesta terça-feira (6) a vacinação das forças de Segurança do Espírito Santo. Em solenidade realizada no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que serão destinadas 7,8 mil doses para esse grupo, ou seja, toda a reserva técnica de imunizantes (cerca de 7 mil) e ainda o restante do lote mais recente da CoronaVac enviado ao Estado. A antecipação da imunização para esses profissionais foi anunciada pelo governo federal em 31 de março.
De acordo com Casagrande, o Ministério da Saúde orientou a aplicação de 800 doses, mas sua gestão optou por ampliar a quantidade. “A vacinação das forças de Segurança não altera em nada o cronograma da fase 1 de imunização, que é de pessoas de mais idade. A reserva técnica é justamente para atender às mudanças que podem acontecer no Plano Nacional de Imunização, a exemplo da antecipação desse grupo”, disse o governador.
Serão contemplados os trabalhadores envolvidos na linha de frente da Covid-19, como no atendimento e transporte de pacientes; em resgates e atendimento pré-hospitalar; e em ações de vacinação e de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.
As forças de segurança pública do Espírito Santo somam 16 mil profissionais. A data para o início da imunização, recorda Casagrande, marca também o aniversário de 186 anos da Polícia Militar (PM).
Segundo o governador, a distribuição das doses começará pelos de mais idade, descendo para os de faixa etária menor. Foram imunizados na solenidade desta terça-feira trabalhadores que representam cada uma das seguintes forças de Segurança: Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.