ES vai receber 123 mil doses da AstraZeneca e 12,8 mil da Pfizer. Atraso na Coronavac será resolvido até dia 15
O governo do Estado convocou os municípios capixabas a realizarem um mutirão de vacinação neste feriadão de Corpus Christi. A informação é do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, transmitida durante coletiva realizada nesta terça-feira (1) ao lado do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
A expectativa é de recebimento, nas próximas 48 horas, de 123 mil doses da AstraZeneca e de 12,8 mil da Pfizer. Ambas serão distribuídas a todos os municípios a partir desta semana, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou o tempo de armazenamento da Pfizer nas chamadas câmaras científicas, a temperaturas entre 2ºC e 8ºC, por um mês. Inicialmente, apenas a Capital oferecia condições de armazenamento do imunizante, por deter equipamentos de resfriamento em temperaturas abaixo de zero.
Ao longo do mês de junho, o Ministério da Saúde espera receber 12 milhões de doses da Pfizer e 21 milhões de outros fabricantes. Para o Espírito Santo, os lotes semanais correspondem sempre a cerca de 2% do total do país, o que deve resultar em 660 mil doses até o final do mês e do primeiro semestre do ano.
No futuro também, prevê o gestor, “será tratado o tema da intercambialidade de fabricantes, da mudança de um esquema de vacinação com diferentes fabricantes, para fazer reforço com vacinas que serão desenvolvidas no futuro, com atualização de cepa. No entanto, no Brasil ainda não está estabelecida a medida de terceira dose de reforço da Coronavac nem nenhuma outra”, até porque “todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde são seguras e eficazes e terão uma repercussão social ampla na medida que a cobertura alcance um patamar maior da população”, afirmou.