Serão 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria, somando, respectivamente, 672 e 675 leitos em todo o ES
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, por meio de pronunciamento ao vivo em suas redes sociais, a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria, com foco no tratamento da Covid-19, no Hospital Infantil, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. Com essa iniciativa o hospital passa a disponibilizar 90 leitos, pois em junho de 2020 foram abertos 60, sendo 20 de UTI e 40 de enfermaria.
Ao todo, o sul do Espírito conta com 92 leitos de UTI para adultos e 10 infantis. Os de enfermaria são 108 para adultos e oito infantis. Em todo o Estado, o total de leitos de UTI é de 672, o de enfermaria é de 675. O
Renato Casagrande destacou que todos pacientes com Covid-19 que precisam de leitos, seja de UTI ou enfermaria, são atendidos, o que possibilitou que o Espírito Santo fosse solidário com os amazonenses. “Nossa infraestrutura permite que a gente atenda essas pessoas”, diz. Ao todo, foram recebidos 36 pacientes do Amazonas, que está com a ocupação de leitos saturada. Eles estão sendo tratados no hospital Doutor Jayme Santos Neves, na Serra, principal referência em Covid-19 no Estado. Os primeiros 18 pacientes chegaram na noite desta quinta-feira (21). Na madrugada de quinta para sexta-feira (22) chegaram os demais.