Vacinação teve início nesta quinta-feira, na sede do Sesi em Vitória, em ato simbólico
Os industriais fazem parte dos 28 grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e terão a vacinação antecipada com uso da reserva técnica das doses destinadas à Campanha.
“A estratégia que estamos usando no Governo é avançar sempre na faixa etária e dentro do Plano Nacional, vacinando os grupos prioritários e chegou a vez da indústria”, afirmou o governador, reforçando a importância da vacinação em massa da população para a superação da pandemia.
A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, também participou do ato simbólico. Ela acredita que a abrangência desse grupo gira em torno de 120 a 150 mil profissionais. “Sabemos o quanto essa vacinação é importante para a retomada da economia e para salvar vidas”, destacou.
De acordo com a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) Nº 116/2021, o grupo abrange trabalhadores de produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais; fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, e farmacêuticos, roupas e tecidos; produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes; coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos; atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução; construção civil; e atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria.
Em relação à operacionalização, a vacinação será feita nos serviços de saúde de cada município, seguindo a estratégia adotada pela cidade de residência do trabalhador. Além disso, foi pactuado pela CIB a utilização de postos volantes nas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, Cariacica, Aracruz e São Mateus, numa parceria entre Estado, municípios e o Sesi.
Outra estratégia a ser utilizada será a vacinação extramuro realizada em 11 grandes indústrias, que vão realizar a vacinação in loco, são elas: Vale (Vitória), ArcelorMittal (Serra), Suzano (Aracruz e Cachoeiro), Garoto (Vila Velha), Samarco (Anchieta), EDP (Vitória), Imetame (Aracruz), Alcon (Conceição da Barra), Brametal (Linhares), Marcopolo (São Mateus) e Frisa (Colatina).
No momento da vacinação, o trabalhador deverá estar munido de um documento pessoal com foto e o documento comprobatório de sua atividade, sendo aquele que comprove a situação de trabalhador das empresas industriais e de construção civil e a declaração da empresa com indicação de CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] e sua descrição.