Governador anunciou também mudanças no funcionamento do comércio, postos de combustível e na educação
O Espírito Santo chegou ao 51º Mapa de Risco com 30 cidades em risco extremo, entre elas as da Grande Vitória; 39 em risco alto, como São Mateus, no norte; e nove em moderado, a exemplo de Laranja da Terra e Itarana, no sul; e Vila Pavão e Conceição da Barra, no noroeste e norte. Assim como no mapa anterior, não há nenhum município em risco baixo. O Mapa passa a vigorar na próxima segunda-feira (19).
No Mapa da semana passada, eram 42 municípios em risco extremo e 34 em alto. “Melhoramos a posição de alguns municípios. É sinal de migração, de melhoria. Está todo vermelho ainda, mas é sinal de que estamos avançando, só vamos continuar a avançar se houver disciplina”, reforçou o governador Renato Casagrande.
A divulgação do novo Mapa foi feita na noite dessa sexta-feira por Casagrande em suas redes sociais. Ele recordou que, em risco extremo, o comércio pode funcionar somente nas quartas, quintas e sextas, com restrição de horário. Entretanto, como na próxima quarta é feriado, será possível aos comerciantes abrir os estabelecimentos comerciais na terça-feira (21).
Outra mudança informada foi em relação à educação. Nos municípios de risco alto, será permitido atendimento individual presencial, caso haja necessidade por parte do estudante. No risco extremo, as regras continuam as mesmas, sem aulas e abertura de escolas. Em cidades de risco moderado, permanece a possibilidade de optar entre o ensino presencial e o remoto.
Também houve mudança no que diz respeito aos postos de gasolina. Inserido entre os serviços essenciais, eles poderão abrir todos os dias, sem restrição de horário.
RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.
RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.
RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.