O gerente estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, anunciou nesta terça-feira (23), junto com o secretário Nésio Fernandes, que a vacinação de pessoas entre 60 e 69 anos poderá ter início ainda nesta semana, já que é prevista a chegada de mais doses de imunizantes na quinta-feira (24). Ele ressalta que o Espírito Santo já chegou a 78% das pessoas vacinadas entre 70 e 74 anos e o início da imunização da próxima faixa etária depende de questões como a quantidade de doses que irão chegar ao Estado.
Em relação às faixas etárias menores, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que ainda não há previsão de vacinação devido à escassez de imunizantes, e que as vacinas já disponíveis devem ser utilizadas em primeira dose. “Precisamos que sejam aplicadas na população o mais rápido possível”, destacou.
Embora o número de casos de Covid-19 tenha aumentado nas faixas etárias entre 10 e 19 e 40 e 49, os idosos são os que mais morrem, segundo o secretário, que alertou a juventude para que tenha consciência de que está infectando os mais velhos. “É preciso que os jovens entendam que usar máscara não é capricho epidemiológico ou de sanitarista, é questão de amor próprio”, defendeu.
O secretário acredita que nas próximas quatro ou cinco semanas a taxa de ocupação ainda não estará inferior a 80% e alerta para casos de pessoas que procuraram a rede privada, mas não conseguiram vaga, tendo que ir para outro estado ou para a rede pública.