Remessa será, principalmente para a faixa 55-59 anos. Na próxima semana, serão incluídos a Assistência Social e o Transporte Ferroviário
O Ministério da Saúde não informou os números por escalonamento de idades, mas entre o grupo de 18 a 59 anos da população geral no Espírito Santo, aponta o total de 1,4 milhão de capixabas.
Com as vacinas da AstraZeneca, o Estado também dará continuidade aos trabalhadores da educação; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; de pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; funcionários do sistema prisional; trabalhadores portuários e aeroportuários; e gestantes e puérperas. Além disso, complementará os trabalhadores da saúde e de idosos de 60 a 64 anos.
O Estado ainda receberá, na tarde desta quinta-feira (3), uma nova remessa com 12,8 mil doses da Pfizer/BioNTech. A distribuição aos 78 municípios capixabas acontecerá na próxima segunda-feira (7), destinada à continuidade da vacinação de gestantes e puérperas, portuários e aeroportuários.
Novos grupos
Com o recebimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, produtor da vacina Coronavac no Brasil, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde em relação ao retorno da distribuição das doses para complementação dos esquemas vacinais ainda em aberto.
Entretanto, apesar das 99,6 mil doses da Coronavac recebidas no dia 18 de maio — última remessa que o Ministério da Saúde encaminhou —, a estimativa é de que cerca de 51 mil capixabas aguardam para receber a segunda dose.
“Temos a expectativa de que, ao longo da próxima semana, deveremos começar a receber algumas doses da Coronavac, dentro da compra realizada pelo Ministério da Saúde. E que, até o dia 15 deste mês, devemos encerrar esse capítulo, que, com a chegada das novas doses, consigamos completar o esquema de vacinação da população pendente da segunda dose”, informou o secretário.