O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (2), a abertura de mais 500 leitos para tratamento de Covid-19 em abril. De acordo com ele, 200 serão de enfermaria e 300 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, informa Casagrande, o Estado passará a contar com mais de 2 mil leitos entre UTI e enfermaria.
No início de março, recorda Casagrande, havia 724 leitos de UTI Covid, sendo abertos, desde então, cerca de 200, totalizando mais de 900, meta que estava estabelecida para final de abril, mas foi antecipada. Desses, 866 se encontram ocupados. “Os hospitais estão lotados, os pronto atendimento também, diante da alta transmissão das novas variantes do coronavírus”, disse.
Os leitos de enfermaria, segundo Casagrande, totalizam hoje 865. Casagrande não descartou a possibilidade de, futuramente, não ter medicamento, kit entubação e outros insumos, bem como número suficiente de profissionais da saúde para operação dos novos leitos. Por isso, afirma, as fiscalizações, principalmente nas praias, serão intensificadas, assim como em outros espaços de lazer.
Segundo o governador, de primeiro de março até 19, em clinicas médicas foram regulados cerca de 21 procedimentos. De 20 a 31 de março, a média caiu para 14 por dia. Tratam-se, explicou, de procedimentos de outras doenças, e não Covid. Portanto, afirma, trata-se de um efeito da quarentena, que reduziu as demandas de outras doenças e desafogou leitos.
O governador também informou que, na próxima semana, irão chegar mais 190 mil testes rápidos, que serão distribuídos aos municípios. “Os testes permitem detectar casos ativos e isolar, evitando o contágio”, disse, destacando que os municípios também estão adquirindo os testes e que também já foram distribuídos os 250 mil testes doados pela Organização Panamericana de Saúde (Opas).
Taxa de ocupação
De acordo com o painel Covid, existem hoje 1.833 leitos, sendo 948 de UTI e 885 de enfermaria. A taxa de ocupação nos de UTI é de 91, 35% e nos de enfermaria, 85,76%.