Em pronunciamento na noite desta sexta-feira (19), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a abertura de mais 61 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Espírito Santo. Serão 40 no Hospital São Lucas e sete na Santa Casa, ambos em Vitória; 10 no Sílvio Avidos, em Colatina, norte do Estado; e quatro no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no sul.
Também serão abertos novos leitos de enfermaria, mas não foi especificado quantos e em quais as unidades. A meta, segundo Casagrande, é passar dos atuais 770 leitos de UTI para 844 até o fim do mês.
O governador recordou que, nesta semana, foram abertos 13 no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, 22 em São José do Calçado, na região do Caparáo; e 18 no Dório Silva, além dos instalados no Hospital Especial de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica; e no Hospital Vitória.
No segundo dia de quarentena, Casagrande voltou a apelar à população capixaba que respeite as medidas restritivas, por exemplo, não indo às praias no final de semana e evitando a prática de esportes coletivos. “Pedimos compreensão. São decisões polêmicas. Mas como governador, não tenho que ficar preocupado se a medida é popular ou impopular. São polêmicas, mas necessárias. É o correto, justo, importante para preservar vidas”, pontuou.
O governador disse entender a insatisfação das pessoas que estão se sentido prejudicadas, como os comerciantes, mas afirmou que nas manifestações contrárias às medidas restritivas têm “oportunistas, gente que quer tirar proveito político”. Casagrande reafirmou que a quarentena pode, por exemplo, reduzir acidentes rodoviários, fazendo com que alivie a pressão assistencial no sistema de saúde relacionada a traumas.
Recordes
O Espírito Santo bateu um recorde de internações nesta sexta-feira. Foram 701 pacientes em leitos de UTI e 604 nos de enfermaria, totalizando mais de 1.300 internados. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de cerca de 91%. Até o momento, em toda a pandemia ocorreram 6,8 mil óbitos em todo o Espírito Santo, 355,4 mil casos confirmados e 221,8 mil suspeitos. Nas últimas 24 horas, foram registradas 39 mortes e 2,1 mil novos casos.