domingo, novembro 24, 2024
20.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Mais de 140 mil crianças entre 3 e 5 anos podem se vacinar no Estado

Governo estadual tem 56 mil doses de Coronavac, cujo esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias

No Espírito Santo, 147 mil crianças entre 3 e 5 anos poderão receber a vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (18). O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias, não contemplando imunossuprimidos. O Estado, no momento, tem 56 mil doses de Coronavac e os municípios já podem dar início à imunização, conforme a Nota Técnica Nº 25/2022, enviada para as gestões municipais e que ressalta as orientações técnico-operacionais para a utilização da vacina.

A Coronavac foi recomendada pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária na última sexta-feira (15). A decisão veio após ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O uso emergencial do imunizante no Brasil ocorre desde janeiro de 2021, para pessoas com 18 anos ou mais. Em janeiro de 2022, foi aprovada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. 


Entre os fatores que possibilitaram sua utilização na faixa etária de 3 a 5 anos, conforme divulgou a epidemiologista e professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, está a pesquisa feita pelo Projeto Curumim. Essa iniciativa, do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), estudou a eficácia da Coronavac em idades pediátricas.

Quanto às demais faixas etárias, na semana passada, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) publicou a Resolução 119/2022, por meio da qual estabelece que pessoas de 18 a 29 anos já podem tomar a segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19 no Espírito Santo. A medida contempla mais de 126 mil capixabas. Esta é a última faixa etária entre os adultos que faltava ser contemplada com a quarta dose, já que a última a ser incluída foi a de pessoas a partir de 30 anos.
Conforme consta na resolução, a vacina a ser utilizada deverá ser, preferencialmente, da plataforma de vetor viral – AstraZeneca ou Janssen -, independente do imunizante aplicado anteriormente, exceto gestantes ou puérperas. Nessas situações, deve-se utilizar o imunizante Pfizer. Se não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Estado possui vacinas suficientes em estoque.
Em junho, antes mesmo da publicação da nota técnica do Ministério da Saúde autorizando a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid para o público da faixa etária acima de 40 anos, a Sesa havia comunicado que o segundo reforço poderia ser aplicado pelos municípios capixabas para esse grupo. Três dias depois, o mesmo foi autorizado para pessoas a partir de 30 anos.

Mais Lidas