quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

‘Médicos pela democracia’ se organizam no Espírito Santo

Entidade debateu pautas com a ministra Nísia Trindade, em defesa de uma saúde pública de qualidade

A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), que recentemente debateu pautas com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se organiza no Espírito Santo. O grupo é formado por profissionais e acadêmicos de Medicina de todo o Brasil, que defendem a democracia, a ciência, a vida e uma saúde pública de qualidade e financiada

No Estado, a mobilização é liderada pela Drª Henriqueta Sacramento. Uma campanha de filiação já está em curso, para ampliar a participação da categoria em questões que passam por decisões políticas, como o programa Mais Médicos.

A entidade, suprapartidária e criada no Ceará em 26 de outubro de 2019, reúne profissionais com uma visão progressistas do setor, como resultado do desdobramento do Movimento de Médicas e Médicos pela Democracia surgido três anos antes, para defender o regime democrático. A organização tem caráter nacional e capilaridade em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O programa Mais Médicos foi uma das pautas debatidas com a ministra, além do pedido da associação de representação em fóruns e instâncias do Ministério, formação médica e o financiamento para a saúde.

“Se você é médica, médico ou acadêmico de Medicina e ainda não é filiado à nossa entidade, entre no nosso site (ABMMD.com.br), conheça melhor nossa atuação, os documentos e propostas, e solicite a sua filiação. É muito rápido e todo o processo é feito online. Venha formar conosco e seja mais um na defesa da democracia, do SUS, da ciência e da vida!”, diz o texto da campanha de filiação.

“Trataremos também do programa Mais Médicos para o Brasil, solicitaremos representação da nossa entidade em fóruns e instâncias do Ministério, discutiremos a formação médica, o financiamento para a saúde e outros temas importantes”, acrescenta.

A ABMMD já funciona, além do Ceará, no Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Mais Lidas