Expectativa era de que chegassem 160 mil doses, mas o Espírito Santo receberá 84 mil nesta quinta
Contrariando as expectativas do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e do subsecretário de Vigilância Sanitária em Saúde, Luiz Carlos Reblin, de que nesta semana o Ministério da Saúde encaminharia ao Espírito Santo novamente cerca de 160 mil doses de vacina para Covid-19, o total será de 84,3 mil. A chegada das doses, nesta quinta-feira (8), foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em suas redes sociais.
A expectativa em relação às 160 mil doses foi comentada por Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin em entrevista coletiva realizada nessa segunda-feira (5). O número foi o maior enviado ao Estado até agora.
Nesta semana, o objetivo é finalizar a imunização das faixas etárias em curso e iniciar a das pessoas a partir de 60 anos. O próximo grupo prioritário serão pessoas com comorbidades.
Nésio também destacou, na ocasião, que o Espírito Santo tem condições de vacinar um milhão de pessoas por mês, entretanto, isso esbarra na lentidão do envio de imunizantes por parte do governo federal. O que pode fazer, como alerta, com que a população brasileira esteja totalmente imunizada somente no final do ano, sendo que o correto deveria ser até julho, para evitar novas fases de aceleração da doença, que passa por seu momento mais grave em todo o País.
Agendamento em Vila Velha
Embora ainda não houvesse certeza da quantidade de vacinas que chegaria nesta semana, a Prefeitura de Vila Velha anunciou agendamento de vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira (8), a partir das 15h, no site institucional. Serão 12 mil vagas para idosos entre 60 e 64 anos.
A vacinação acontecerá nos dias nove e 10 de março nas Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Universidade Vila Velha, Tartarugão e no Caic de Terra Vermelha.
A população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, também disponível no site da Prefeitura. Segundo a gestão pública municipal, Vila Velha já administrou 67,5 mil doses, sendo 56, 1 em primeira dose e 11,4 mil em segunda.