Prazo para o presidente Jair Bolsonaro sancionar o projeto termina nesta quinta-feira
O prazo para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancione o Projeto de Lei (PL) 2564, que cria o piso salarial da Enfermagem, termina nesta quinta-feira (4). Autor da proposta, o senador Fabiano Contarato (PT) questionou nesta segunda-feira (1), em suas redes sociais, o porquê da demora. “O tempo está acabando e a Enfermagem tem pressa, presidente!”, cobrou o parlamentar.
O senador ressaltou que é preciso “tornar o piso salarial da Enfermagem realidade. São décadas de luta em prol da dignidade salarial e somente a sanção separa milhões de profissionais desse reconhecimento”.
O não posicionamento do presidente, caso isso ocorra, não trará, porém, prejuízos para a categoria, já que acarretaria em uma sanção tática. Assim, se trataria apenas de uma atitude que expressa a não satisfação em sancionar, mas, ao mesmo tempo, a impossibilidade de vetar, em pleno ano eleitoral, uma conquista alcançada após muita mobilização e que obteve posicionamento contrário somente de uma sigla: o Novo. Caso o presidente vete, a derrubada será discutida na Câmara dos Deputados.