quinta-feira, dezembro 26, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Secretaria de Saúde renova convenio para tratamento de câncer no Hospital Rio Doce

O governo do Estado renovou o convênio com o Hospital Rio Doce, em Linhares, na região norte, que vai possibilitar a continuidade do tratamento de câncer de pacientes da região. O convênio prevê repasse anual de R$ 4,5 milhões para custear sessões de quimioterapia, consultas, exames e procedimentos. 
 
A descentralização do atendimento oncológico pode evitar que pacientes tenham de se deslocar em busca de tratamento, principalmente durante o difícil período de quimioterapia, que costuma debilitar o paciente. 
 
Com o repasse, o Hospital Rio Doce, que é filantrópico, terá capacidade para ofertar, por ano, até 12,6 mil consultas ambulatoriais, 3 mil sessões de quimioterapia, além de centenas de exames para diagnóstico, como coleta de material para biópsia e endoscopia digestiva alta e baixa. Serão realizadas também pequenas cirurgias de pele e do aparelho circulatório.
 
O serviço de oncologia dispõe ainda de 15 leitos mantidos com recursos repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio de outro convênio, mais abrangente, que prevê o custeio de 39 acomodações no valor de R$ 3 milhões anuais. Os demais 24 leitos são usados para internações advindas de outros procedimentos de média e alta complexidade.
 
Deslocamento
 
Diariamente, dezenas de veículos – incluindo carros de passeio, vans e ônibus – chegam à Grande Vitória, vindos do interior do Estado, com pacientes em busca de atendimento especializado em hospitais e clínicas. 
 
Este deslocamento, além de ser extremamente desgastante para o paciente, representa risco de acidentes de trânsito, como já aconteceu em diversas ocasiões, principalmente na BR-101. 
 
As especialidades procuradas pelos pacientes do interior são as mais diversas. Desde uma simples consulta com pediatra até quimioterapia, a gama de tratamentos procurados é extensa e os hospitais e clínicas que absorvem os pacientes estão espalhadas por toda a Grande Vitória.

Mais Lidas