sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Surto no Laboratório Central de Vitória afasta mais 14 servidores com Covid

Outros 14 estão em home office por serem de grupos de risco. Apenas metade está trabalhando presencialmente

Quatorze pessoas foram afastadas do trabalho no Laboratório Central da Prefeitura de Vitória desde o último dia 21 por estarem sintomáticas, sendo que treze delas testaram positivamente para a Covid-19, incluindo a diretora-geral da unidade, Regina Ferrão. 

Somadas com outras 14 mantidas em trabalho domiciliar desde abril, por pertencerem a grupos de risco, o Laboratório opera com apenas 29 servidores, praticamente metade do quadro, mantendo, no entanto, o mesmo volume de exames diários.

O relato é de um servidor que pediu para não ser identificado. “A gente não está tendo as condições ideais de trabalho. Não teve por parte da Prefeitura de Vitória como um todo os cuidados necessários”, declara. 


Na última sexta-feira (25), o Laboratório recebeu uma inspeção sanitária da Vigilância Municipal e, nessa segunda-feira (28), da Saúde do Trabalhador, também da Prefeitura, sendo decidida pela testagem de todos os servidores que estão em trabalho presencial.

“Precisou o caldo entornar para vir aqui a Vigilância Epidemiológica e a Saúde do Trabalhador. A gente vem pedindo um cronograma de testagens periódicas há muito tempo”, ressalta. 
As duas inspeções se atentaram às condições físicas do prédio e de higienização, mas segundo o denunciante, os servidores acreditam que o motivo do surto seja a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. “Eu, por exemplo, estou com a mesma máscara há muito tempo”, diz.

Contatos diretos
A testagem de todos os pacientes com síndrome gripal, independente da idade ou comorbidade, bem como dos contatctantes diretos das pessoas testadas positivas para Covid-19, foi determinada em Nota Técnica nº 73/2020 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e faz parte de uma estratégia “ousada”, nas palavras do secretário Nésio Fernandes, de testar amplamente a população capixaba, de forma a controlar surtos.

Mais Lidas