Se considerados os leitos potenciais, que são 715, a porcentagem é de 72%, informou Casagrande nesta sexta-feira
Em pronunciamento realizado no final da tarde desta sexta-feira (18), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que 517 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para Covid-19 estão ocupados, o que representa 83% do total. Se considerados os leitos potenciais, que são 715, a porcentagem é de 72%. O governador destacou que o Espírito Santo chegou a ter um número bem menor de ocupação de leitos, com 287, e apontou pressão tanto na rede pública quanto privada. A média de óbitos por dia está em 23, como alertou, destacando o atual cenário preocupante da pandemia no Espírito Santo.
No Mapa de Risco que passa a vigorar na próxima segunda-feira (21) até o dia 27, serão cinco municípios com risco alto para Covid-19: Afonso Claudio, Alfredo Chaves e Vargem Alta, no sul do Estado; e Mantenópolis e Ecoporanga, no noroeste. A diferença, se comparado ao mapa da semana passada, é que Domingos Martins, na região serrana; Marilândia e Ibiraçu, no norte; e Anchieta, no sul; não estão mais entre os municípios de risco alto.
Enquanto isso, Afonso Claudio, Alfredo Chaves e Vargem Alta passam a compor as cidades de risco alto. No novo mapa, as cidades de risco moderado são 51 e as de risco baixo são 22, sendo que no mapa anterior esses números eram, respectivamente, 48 e 24.
Os municípios com risco moderado na atualização desta sexta são: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Linhares, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, São José do Calçado, Sooretama, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Os de risco baixo Apiacá, Atílio Vivacqua, Boa Esperança, Brejetuba, Conceição do Castelo, Fundão, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.