Distanciamento, uso de máscara e higiene devem continuar: 24º mapa tem 75 cidades em risco baixo
“É muito importante que as pessoas mantenham a disciplina do uso da máscara, da higiene, do distanciamento e da não aglomeração. Isso é fundamental. Nós nem estamos mais nos referindo à questão do isolamento. É lógico que a gente pede que as pessoas dos grupos de risco se mantenham isoladas, mas a gente sabe que, sete meses depois, o que temos que compartilhar com as pessoas é um comportamento que tenha disciplina, para que a gente seja barreira ao contágio do vírus”.
O pedido foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) em coletiva de imprensa realizada na noite desta sexta-feira (25) em conjunto com os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e da Educação, Vitor de Angelo, ao apresentar o 24º Mapa de Risco Covid-19 e anunciar a autorização para o retorno das aulas presenciais da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, nos municípios classificados como risco baixo, a partir do dia 5 de outubro (rede privada) e do dia 13 de outubro (redes municipais e estadual).
O Mapa tem vigência entre a próxima segunda-feira (28) e o domingo eapresenta 75 municípios em verde (risco baixo), três em amarelo (risco moderado) e nenhum em vermelho (risco alto), roxo (risco extremo) ou azul (sem risco). Os três em amarelo são Montanha, Piúma e São José do Calçado.
A situação é semelhante ao mapa atual, também com apenas três cidades em risco moderado, sendo que duas se mantêm (Montanha e São José do Calçado) e uma voltou para o risco baixo (Ibatiba), tendo sido substituída por Piúma. “É bom que a gente olhe pro mapa, veja que está verde, mas aquele mapa verde é risco baixo, não é ausência de risco”, advertiu.
Nesta sexta-feira (25), o Painel Covid-19 confirmou 26 óbitos, número elevado em comparação aos últimos dias, mas que não altera a tendência consolidada de queda do indicador. “Estamos com risco baixo em 75 municípios, temos a média móvel de óbitos de 14 e de 7 dias em queda nas últimas semanas, e para que a gente continue assim, é fundamental que as pessoas continuem tendo cuidado”, reafirmou. “É lógico que quando todo mundo vê praias lotadas, bares lotados, restaurantes lotados sem cumprir com o protocolo, todos nós que estamos conduzindo a pandemia ficamos muito preocupados com o que pode acontecer posteriormente”, disse.
Matriz de Risco