Uma das reivindicações é o pagamento do piso da Enfermagem. Técnicos e auxiliares de Vitória também protestaram
Os trabalhadores da rede estadual de saúde, mais precisamente enfermeiros e os da chamada área meio, acampam na porta do Palácio Anchieta na noite desta segunda-feira (10). Eles deram início a uma greve e querem ser recebidos pelo governador Renato Casagrande (PSB) para tratar do piso salarial da Enfermagem, das transferências anunciadas pela Fundação Inova no Hospital Dório Silva, na Serra, e da reestruturação da carreira.
De manhã também houve protesto, só que dos técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede municipal de saúde de Vitória, que também estão em greve e lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para reivindicar o pagamento do piso da Enfermagem.
A diretora da Secretaria da Mulher, Gênero, Raça e Diversidade Sexual do Sindicato dos Servidores da Saúde do Espírito Santo (Sindsaúde), Élbia Miguel, informa que a categoria quer que o governador cumpra o compromisso de pagar o piso salarial da Enfermagem, conforme firmado no segundo turno das Eleições 2022. Já os trabalhadores da área meio, a exemplo dos auxiliares de serviços gerais e os do setor administrativo, protestam contra o anúncio da transferência de 183 servidores do Hospital Dório Silva.
O sindicato diz ter informações de que o governo federal já repassou o recurso para o estados encaminharem para os municípios. A greve em Vitória dessa categoria começou na última terça-feira (4). Em Aracruz, no norte, na sexta-feira (7). Na Serra e em Viana, ambos na Grande Vitória, nesse domingo (9). Para esta quarta-feira (12), está prevista assembleia em Linhares, no norte.