Previsão para imunização de professores permanece para segunda quinzena de abril
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) inicia, nesta terça-feira (6), a imunização dos profissionais da Segurança Pública. O secretário Nésio Fernandes afirmou, nesta segunda-feira (5), que serão estabelecidos os critérios para esses grupos juntamente com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), contando com participação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros.
Nésio afirma que a ideia é fazer um escalonamento com foco nos trabalhadores que estão em atividade no combate à Covid-19, como os que atuam na verificação da circulação social. A medida é necessária devido à falta vacinas para todos os servidores da área no Estado. De acordo com o secretário, das doses que o Espírito Santo recebe do governo federal, uma parte já está sendo reservada para as forças de Segurança.
A Nota Técnica com as orientações encaminhada para os estados e Distrito Federal
inclui, inicialmente, trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes; em resgates e atendimento pré-hospitalar; em ações de vacinação contra a Covid-19; e em ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.Ainda esta semana, diz Nésio Fernandes, chegarão mais doses de vacinas ao Espírito Santo. A expectativa é de que seja um número próximo ao da remessa passada, que foi de 160 mil, a maior recebida até agora. Assim, o governo pretende finalizar a imunização das faixas etárias em curso e iniciar a de pessoas a partir de 60 anos.